segunda-feira, 4 de março de 2013

Teresópolis - Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Prefeitura, promove, através da Secretaria Municipal dos Direitos da Mulher, diversas atividades nesta sexta, 8, e sábado, 9, no Espaço Mulher, que funciona na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, no Centro. A programação especial contará com oficinas de artesanato, apresentações musicais e teatrais, ballet, massoterapia, ginástica para a 3ª idade e capoeira para mulheres, corte de cabelo e maquiagem, aferição de pressão arterial, além de sorteios de brindes e de sessões de drenagem.


O evento tem a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Desenvolvimento Social, Educação, Esportes, Saúde e Trabalho e Emprego. O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também integra a iniciativa e realizará palestras sobre a Lei Maria da Penha.

Com opções de confecção, artesanato e gastronomia, o Espaço Mulher incentiva a criação de negócios, sendo uma opção de lazer oferecida à população e visitantes. O projeto se propõe a apresentar a produção local, valorizando a autonomia feminina, com responsabilidade ambiental, baseando-se nos princípios da Economia Solidária. Atualmente, a feira funciona sexta e sábado, das 9h às 17h.


Mais atividades

A parceria da Prefeitura com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher também acontece em outras atividades realizadas durante o mês de março, como a homenagem que será prestada às mulheres que contribuem para a luta pelos direitos femininos, no dia 15, na Casa de Cultura, em horário a ser confirmado. Também será realizado, no dia 19, a partir das 9h, um café da manhã para promover a integração do Conselho dos Direitos da Mulher com os demais conselhos municipais.


Programação Dia Internacional da Mulher


Sexta-Feira, Dia 8 de março – 9h às 17h
Abertura - Banda Dançante do Cedal
Massoterapia - durante todo o dia
Saúde da Mulher - aferição de pressão arterial
Embelezamento - Corte de cabelo (Zezinho) e Maquiagem (Elaine)
Distribuição de material sobre a Lei Maria da Penha
Sorteio de brindes e drenagem - 14h
Coral
Ballet Dançarte
Textura - SENAI Teresópolis


Sábado, Dia 9 de março – 10h às 17h
10h, Aula de Ginástica, grupo da 3ª Idade – Prof. Lisardo
14h, Capoeira Feminina – Mestre Sorriso
10h e 14h, Oficina de artesanato com a Profª Lili Negrão (Customização e decupagem)
11h e 16h, Profª Nair Pinheiro (tricô e crochê - Linhas Círculo) e Profª Elaine Landin (maquiagem)
Apresentação do Cultura nos Bairros, com músicas e teatro
Exposição de fotografias (Casa da Memória Arthur Dalmasso)
Apresentação da maestrina Sônia Bruno


Durante todo o dia:
Massoterapia e Embelezamento
Balcão de informações: Bolsa família e carteira de trabalho
Saúde da Mulher: aferição de pressão arterial


* Programação sujeita a alterações

Saúde divulga resultado da análise da água das fontes da cidade


Dando continuidade à vigilância da qualidade da água, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou o resultado da análise microbiológica feita em onze fontes da cidade. De acordo com as amostras coletadas em fevereiro e analisadas pelo Laboratório de Análise de Água para Consumo Humano, da Secretaria de Saúde, as fontes Amélia, Taumaturgo, Praça Taumaturgo e Tijuca encontram-se impróprias para consumo.

Como a água das fontes pode sofrer variações de potabilidade, devido a alterações climáticas e do ambiente do entorno onde elas se localizam, os usuários são orientados a sempre ferver ou filtrar e clorar a água antes de ser consumida. A cloração é indicada porque o cloro, em dosagens corretas, elimina vários microorganismos causadores de doenças.

O monitoramento microbiológico da água das fontes da cidade é feito mensalmente pela equipe do Programa Vigiágua, setor ligado à Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. O programa de controle da qualidade da água para consumo humano atende determinação do Ministério da Saúde. O acompanhamento deve ser periódico, a fim de garantir que a água consumida pela população atenda ao padrão e normas estabelecidas na legislação vigente.

Resultado da análise

• Fonte Judith (Alto) – Própria para consumo

• Fonte Brahma (Várzea) - Própria para consumo

• Fonte 7 Tanques (Rosário) – Própria para consumo

• Fonte São Sebastião (Pimenteiras) - Própria para consumo

• Fonte Fonte Santa – Própria para consumo

• Fonte Santa Ângela (Vale do Paraíso) – Própria para consumo

• Fonte da Saúde (Tijuca) – Própria para consumo

• Fonte Tijuca (Tijuca) – Imprópria para consumo

• Fonte Amélia (Alto) – Imprópria para consumo

• Fonte Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo

• Fonte Praça Taumaturgo (Taumaturgo) – Imprópria para consumo
 

*Tendo em vista os resultados, foi orientada a adoção das seguintes medidas: 1) Orientação aos usuários para que filtrem a água antes de beber, mesmo as que estão próprias para consumo; 2) Interdição das fontes impróprias e investigação de possíveis danos na tubulação ou outras formas de contaminação da água; 3) Providenciar o reforço e a ampliação do serviço de monitoramento das fontes públicas, conforme solicitado pela Câmara Técnica de Saneamento do Comdema – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

Sine Teresópolis oferece 27 oportunidades de emprego


O Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Teresópolis está com 27 vagas disponíveis para 16 funções, entre elas, instrutor de informática, motorista de ônibus urbano, eletricista, cuidador de idosos e caseiro. Dependendo da procura, as vagas podem ser preenchidas a qualquer momento.

Para se inscrever, basta comparecer ao banco de empregos na Travessa Ranulfo Féo, 36, loja 42, Centro, portando a carteira de trabalho, identidade, CPF e cartão cidadão (PIS). O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. O telefone para informações é (21) 2641-0357.

O Sine é um órgão do Governo Federal com gestão compartilhada com a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária. O sistema tem o objetivo de fazer a intermediação de mão-de-obra através de suas agências espalhadas por todo o país, controlar o pagamento do seguro-desemprego e apoiar o Programa de Geração de Emprego, Trabalho e Renda (Proger).
Vaga disponível
Quantidade oferecida pela empresa
Cozinheiro de restaurante
1
Promotor de vendas
1
Ajudante de cozinha
2
Manicure
1
Servente (construção civil)
               5
Eletricista
               1
Pedreiro
               3
Serralheiro
               3
Ajudante de serralheiro
1
Instrutor de aprendizagem de informática
3
Torneiro mecânico
1
Motorista de ônibus urbano
1
Cortador de roupa
1
Cuidador de idosos
1
Empregado doméstico nos serviços gerais
1
Caseiro
1

Teresópolis - Calendário de Eventos




Divulgado pelo Núcleo de Eventos da Secretaria Municipal de Turismo o calendário de eventos a serem realizados pela Prefeitura de Teresópolis com o objetivo de oferecer entretenimento e movimentar o turismo e a economia locais. As comemorações pelo Aniversário da Cidade, em julho, incluem as apresentações do Padre Fabio de Melo e do cantor Daniel, e a Feira do Produtor Rural de Teresópolis foi premiada com os shows de Gusttavo Lima e da banda Charlie Brown Jr. Previsto para a primeira quinzena do mês de abril na Praça Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto, o II Festival de Artes de Teresópolis está sendo alinhavado em parceria com a produtora Água Grande, com apoio da Secretaria Estadual de Cultura e patrocínio da Companhia de Gás CEG Rio. A Festa do Cavalo, evento que acontece no interior do município, terá shows de artistas de fama nacional como Theodoro e Sampaio, contratados para esse ano, além de grupos locais.

Abertas inscrições para o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher



Estão abertas até o dia 21 de março, às 14h, as inscrições para o cargo de conselheira do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher para o biênio 2013/2015. As interessadas devem se dirigir à sede do conselho (Rua Nilza Chiapeta Fadigas, 190, Várzea), das 10h às 13h, ou à Secretaria dos Direitos da Mulher (Rua Tenente Luiz Meirelles, 211, Várzea – Ginásio Pedrão), das 12h às 17h, munidas da documentação necessária e preencher a ficha de inscrição. A eleição acontece em plenária do conselho, no dia 21 de março, às 16h, a ser realizada no Teatro Municipal, localizado no 2º piso da Prefeitura
.

Matrículas abertas para os cursos do Point Jovem no CEFOP

A Secretaria Municipal de Educação informa que os cursos oferecidos no Centro de Formação Profissional (CEFOP), no bairro de São Pedro, já estão com suas matrículas abertas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idade a partir de 15 anos. O CEFOP funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, e fica localizado na Rua Pache de Faria, 204, no bairro de São Pedro. O telefone para informações é o (21) 2741-2453. Os cursos fazem parte do Programa de Integração e Orientação Jovem (Point Jovem) e, além de conteúdos básicos como Inglês, Relação Interpessoal e Língua Portuguesa, oferecem especialização nas áreas de Informática, Padeiro, Costura Artesanal, Agente de Informação Turística, Artesanato e reforço de Matemática (7º e 8º Ano).

domingo, 3 de março de 2013

USP abre processo seletivo para vaga de professores temporários



O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos recebe até o dia 7 de março inscrições para processos seletivos para o preenchimento de duas vagas para professores temporários no Departamento de Sistemas de Computação.

O edital 014/2013 oferece uma vaga para Professor Contratado Nível II (Mestre), com jornada semanal de 12 horas e salário inicial de R$ 1.080,05. Já o edital 015/2013 oferece uma vaga para Professor Contratado Nível III (Doutor), com jornada também de 12 horas e salário de R$ 1.510,67.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC, que fica na Avenida Trabalhador São carlense, 400. Outras informações, com requisitos, documentação e prazos, podem ser consultadas nos editais.

G1

RJ-IFRJ seleciona estagiário de Educação Física para atuar na área de Ginástica Laboral



O Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) seleciona estudante de Educação Física para estágio na área de Ginástica Laboral, na Reitoria, localizada na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Os interessados devem estar matriculados do 4º ao 6º período. A carga horária é de seis horas, para bolsa-auxílio de R$ 520,00 + vale-transporte de R$ 132,00.

Os interessados devem enviar currículo para siass@ifrj.edu.br no período de 04/03 até 15/03/13.

Inscrições para cursos técnicos gratuitos no Senai de Duque de Caxias serão prorrogadas até 10/3

Os interessados em se inscrever para as 80 vagas gratuitas no curso técnico de Segurança do Trabalho, oferecidas pelo SENAI Duque de Caxias, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), têm até dia 10 de março para realizar cadastro. Podem participar do processo seletivo alunos das escolas estaduais, que estejam cursando o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio regular, do EJA (Educação de Jovens e Adultos) ou do Programa Autonomia, do governo estadual. As inscrições devem ser feitas no site da Secretaria de Estado de Educação (http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=1440688), que também ficará responsável pela seleção dos candidatos. O processo seletivo levará em conta o desempenho escolar.
As aulas no SENAI estão previstas para iniciar na primeira quinzena de abril e serão ministradas de segunda à sexta-feira, nos turnos da tarde e noite. Os cursos técnicos do SENAI certificam com Diploma de Técnico de Nível Médio e oferecem teoria e prática em oficinas e laboratórios que reproduzem o ambiente real das indústrias. Mais informações sobre as vagas do SENAI no Pronatec também podem ser consultadas em www.cursosenairio.com.br/pronatec ou pelo 0800 0231 231.

Carretas de grande porte interditarão descida da Serra de Petrópolis na madrugada de terça, dia 05.03



A descida da Serra de Petrópolis ficará interditada na madrugada da próxima terça-feira (05.03) para a passagem de 5 carretas de grande porte que seguirão para Minas Gerais. A operação de reversão de pista interditará totalmente o trecho da BR-040 entre o km 89 e km 80, em Petrópolis, de meia-noite às 5h de terça. A partir do km 80 as carretas seguirão viagem para Minas Gerais pela mão normal da rodovia. A operação será coordenada pela PRF, com apoio da Concer. Condições climáticas desfavoráveis podem provocar o adiamento da reversão de pista. A subida da serra funcionará normalmente durante a reversão no sentido oposto. Para mais informações, o usuário deve ligar gratuitamente para a Central de Atendimento da Concer, pelo 0800-282-0040. Portadores de deficiência auditiva e de fala devem ligar para 0800-281-0041.

CONCER