sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Hos­pi­tal Estad­ual Melchíades Callazans passa a fornecer certidões de nascimento

A par­tir desta sem­ana, os bebês que nascerem no Hos­pi­tal Estad­ual Melchíades Callazans já podem sair da mater­nidade com a cer­tidão de nasci­mento. O hos­pi­tal fir­mou parce­ria com o Tri­bunal de Justiça do Rio de Janeiro e, com isso, foi insta­l­ado um cartório para a emis­são do reg­istro civil dos nasc­i­turos. O serviço fun­ciona de segunda a sexta, das 9h às 12h, e está vin­cu­lado ao Cartório do Reg­istro Civil e Pes­soas Nat­u­rais e Inter­dições de Tute­las do 1º Dis­trito de Nilópolis.
Segundo o dire­tor do HEMC Joé Gonçalves Ses­tello, a mater­nidade, que é reg­u­lada, atende ges­tantes de todo o estado do Rio de Janeiro.
- Com a insta­lação do cartório, o hos­pi­tal con­tribui com o exer­cí­cio da cidada­nia e estim­ula a real­iza­ção do reg­istro de nasci­mento, além de ofer­e­cer uma facil­i­dade aos pais e asse­gu­rar a qual­i­dade da assistên­cia prestada -, afir­mou Sestello.
A unidade reg­is­tra média men­sal de 160 partos.
Out­ros hos­pi­tais da rede já pos­suem serviço - O primeiro cartório insta­l­ado den­tro de uma das unidades da rede foi em 2001, no Hos­pi­tal Estad­ual Rocha Faria. Desde então, já foram expe­di­das 28.673 cer­tidões de nasci­mento. Men­salmente, o HERF real­iza, em média, 350 partos.
Out­ros cinco hos­pi­tais da rede estad­ual de saúde tam­bém têm cartório insta­l­ado den­tro da unidade: Hos­pi­tal Estad­ual Azevedo Lima, Hos­pi­tal Estad­ual Adão Pereira Nunes, Hos­pi­tal Estad­ual Albert Schweitzer, Hos­pi­tal da Mul­her Heloneida Stu­dart e Hos­pi­tal da Mãe. Ao longo dos últi­mos anos, em todos os hos­pi­tais, 54.903 bebês já saíram dos hos­pi­tais com as respec­ti­vas cer­tidões de nascimento.
Para obter o doc­u­mento, que é gra­tu­ito, os pais devem apre­sen­tar as respec­ti­vas iden­ti­dades com fotos, com­pro­vante de endereço e a declar­ação de nascido vivo, que é fornecida pela própria mater­nidade do hospital.

Horário de atendi­mento dos cartórios
* Hos­pi­tal Estad­ual Adão Pereira Nunes
Segunda a sexta, das 12h às 18h
* Hos­pi­tal Estad­ual Albert Schweitzer
Segunda a sexta, das 8h30 às 11h
* Hos­pi­tal Estad­ual Azevedo Lima
Segunda a sexta, das 9h às 17h
* Hos­pi­tal Estad­ual da Mãe
Segunda, quarta e sexta, das 16h30 às 18h
* Hos­pi­tal Estad­ual Melchíades Calazans
Segunda a sexta, das 9h às 12h
* Hos­pi­tal da Mul­her Heloneide Stu­art
Segunda, quarta e sexta, das 14h às 17h
Terça e quinta, das 9h às 13h
* Hos­pi­tal Estad­ual Rocha Faria
Segunda a sexta, das 8 às 13h

Portal da Saúde do RJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário