segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tv Cidade Canal 9



Prefeitura promove atividades cívicas pelo Dia da Independência do Brasil

Evento cívico na Casa de Cultura comemora o Dia da Independência



Com o tema ‘À luz da Independência’, o evento contou com 18 oficinas com os alunos



Com o tema ‘À luz da Independência’, o evento contou com 18 oficinas com os alunos

Com o tema ‘À luz da Independência’, o evento contou com 18 oficinas com os alunos


População prestigia evento cívico na Casa de Cultura


 Bandas escolares executam os hinos Nacional, da Independência e de Teresópolis


Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, acompanha a participação das crianças nas oficinas

Prefeitura promove atividades cívicas pelo Dia da Independência do Brasil

 - Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Educação realizou no feriado desta segunda-feira, 7 de setembro, uma programação especial com os alunos das escolas da rede municipal de ensino.  As atividades aconteceram na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, e contaram com a presença de secretários municipais, professores, familiares e da população.

“O 7 de Setembro é uma data importante para o país e, por isso, deve ser sempre comemorada, pois é quando o Brasil se afirma como nação. Temos a obrigação de reavivar em nossos alunos este espírito patriótico, nacionalista. E esta celebração de hoje representa isso, um ato cívico em comemoração à nacionalidade”, declarou o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos.

Este ano, a Prefeitura optou por promover ações que ressaltam questões ligadas à cidadania e aos valores morais e éticos, bem como o resgate da história do Brasil. Com o tema ‘À luz da Independência’, relacionado ao projeto pedagógico ‘À luz do conhecimento’, desenvolvido durante o ano letivo nas escolas, o evento contou com dezoito oficinas educativas como pintuagem, origami, bordados, contação de histórias e de confecção de pipas, cata-ventos, fantoches e de quadros de areia. 
  
Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, acompanha a participação das crianças nas oficinas
Além das oficinas, fizeram parte da programação; o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio de Janeiro e de Teresópolis; a execução dos hinos Nacional, da Independência e de Teresópolis e as apresentações das bandas das escolas municipais Manoel Medeiros, Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes) e Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso).

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Roberto Ferreira
Legendas


sábado, 5 de setembro de 2015

Nota Oficial Ref.: Pagamento Salários Servidores Públicos Municipais






A Prefeitura informa que foi efetuado​ nesta sexta-feira, 4,​ o pagamento dos salários referentes ao mês de agosto para os funcionários da Secretaria Municipal de Educação com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), o que corresponde a 54% da folha de pagamento dos servidores ativos.

A Prefeitura informa ainda que na próxima terça-feira, 8, será emitida nota oficial sobre a quitação do pagamento dos salários do restante dos servidores, inclusive inativos. A previsão é de que nesta data, a Administração Municipal terá dados sobre os repasses estaduais e federais, permitindo o planejamento do pagamento dos salários.​

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Praça Juscelino Kubitschek recebe manutenção especial

Funcionários da Prefeitura reforçam pintura da faixa de pedestres e do quebra-molas




Entre as ações executadas pela equipe de Parques e Jardins estão poda de árvores, pintura, capina e limpeza​ geral

Praça Juscelino Kubitschek recebe manutenção especial

Frentes de trabalho da Prefeitura também foram executadas em outros bairros


- A Praça Juscelino Kubitschek, a da Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, recebeu esta semana um trabalho de manutenção especial para a realização do evento em comemoração à Independência do Brasil, na próxima segunda, dia 7. Entre as ações executadas pela equipe de Parques e Jardins, da Secretaria M. de Serviços Públicos, estão poda de árvores, pintura
​, capina e limpeza geral​
. Frentes de trabalho também foram promovidas na Várzea, Barra do Imbuí, Golfe, Cascata do Imbuí e Vale da Prata, entre outros 
​bairros​
.

“Estamos preparando a praça para as atividades que vão acontecer na segunda-feira. A revitalização inclui serviços de jardinagem, pintura de bancos e mesinhas e da arquibancada do anfiteatro. O trabalho está ficando bonito, digno do evento que a Secretaria de Educação vai promover aqui”, destacou o subsecretário de Parques e Jardins, Tião Correa.

A revitalização também contou com a atuação de funcionários da Secretaria M. de Segurança Pública, que reforçaram a pintura da faixa de pedestres e do quebra-molas na via em frente à Casa de Cultura. Na próxima segunda, a partir das 9h, o local será palco de atividades cívicas para marcar os 193 anos da Independência do Brasil, promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria M. de Educação.

Outras frentes de trabalho foram executadas pelo governo municipal durante esta semana, como o reparo de galeria feito na Rua Carlos Nioac, na Cascata do Imbuí; a desobstrução de ralos em diversas ruas da Várzea; e recomposição de paralelos no Vale da Prata. Serviços de capina e limpeza também foram realizados na Rua Dr. Oliveira, na Barra do Imbuí, e nas ruas Sílvio Romero e Cruz de Souza e Av. Presidente Roosevelt, no Golfe.

Fotos: Roberto Ferreira


Palestra alerta para a gravidade da Síndrome Alcoólica Fetal

Palestra alerta para a gravidade da Síndrome Alcoólica Fetal


 Com o apoio da Prefeitura, Rotary Club Teresópolis Paquequer e Cruz Vermelha Brasileira, será realizada na próxima terça-feira, dia 8, às 14h, palestra sobre Síndrome Alcoólica Fetal. O tema será abordado pelo especialista José Mauro Braz de Lima e o local é o Teatro Municipal, localizado na Prefeitura (Av. Feliciano Sodré, 675/2º andar, Várzea).

A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência da ingestão de álcool, pela mãe, durante a gravidez e o período preconcepção. Entre as consequências estão o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo.

Instituído pela Lei Municipal 3363/2015, o Dia de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) em Teresópolis é comemorado no dia 9 de setembro. O objetivo é conscientizar e informar a população, especialmente as gestantes, sobre os graves riscos da ingestão de bebida alcoólica durante a gestação para a saúde do feto.

Formatura de Bombeiros Mirins

Formados no ano passado, os bombeiros mirins da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, estiveram presentes ao evento

 A diretora Rosana Mendes enfatizou a importância do projeto Bombeiro Mirim para a escola


Capitão Ian Manso, do 16° GBM: a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade

Capitão Ian Manso, do 16° GBM: a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade

Escola do Pimentel recebe projeto Bombeiro Mirim
 Futuros bombeiros mirins, os alunos da Escola Municipal Professora Irene Sant´anna do Valle acompanham o lançamento do projeto

 -
Em mais uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e do 16° GBM – Grupamento de Bombeiro Militar de Teresópolis, alunos da Escola Municipal Professora Irene Sant´anna do Valle, localizada na comunidade do Pimentel, participarão do curso de bombeiro mirim. A iniciativa tem como objetivo despertar nos participantes o senso e a prática de cidadania e disciplina, através de atividades de preservação ambiental, prevenção de incêndios, noções de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, dentre outras.


“Esse é um curso muito importante para nossa escola e nossos alunos. Essa capacitação vai trazer inúmeras informações para essas crianças, uma proximidade maior dos alunos com o Corpo de Bombeiros e esclarecer dúvidas que eles têm quanto a primeiros socorros, à postura que devem ter na sociedade e o que eles podem fazer para melhorar até mesmo o meio ambiente, que hoje é uma das nossas grandes preocupações”, explicou a diretora Rosana Mendes.


O Projeto Bombeiro-Mirim promove instruções de cuidados no lar, noções de primeiros socorros, educação moral e cívica e ordem unida para estudantes da rede pública de ensino. Com isso, desenvolve a percepção de riscos e agrega valores de cultura preventiva, proporcionando mudanças comportamentais que podem ser multiplicadas em suas famílias e comunidades. O Projeto contribui, ainda, para difundir o ânimo pela atividade de bombeiro-militar, podendo despertar nos jovens a vocação profissional para a carreira.


Para o capitão Ian Manso, que está à frente do projeto há quatro anos, a proposta da iniciativa é projetar um futuro melhor para a sociedade. “Através dos nossos bombeirinhos, mostrando um pouco da nossa profissão, tentamos passar para eles alguns conhecimentos que são muito importantes para a própria questão de segurança da sociedade. Abordamos questões de disciplina e respeito à hierarquia, consciência ambiental, segurança no trânsito, entre outros. E acompanhamos o quanto essas crianças se tornam críticas aos erros cometidos em nossa sociedade, o que nos traz grandes esperanças para o futuro”, comentou o capitão.


Formados no ano passado, alunos da Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, do 3º Distrito, estiveram presentes à solenidade de abertura com o intuito de inspirar os futuros bombeiros mirins do Pimentel. A aluna Tuani Almada contou que foi muito bom participar do projeto. “Aprendi como preservar o meio ambiente, a natureza e também dar oportunidades ao próximo, ajudando a comunidade. Em casos de acidentes eu sei como agir porque eles me ensinaram”, contou a estudante.




Texto e fotos: Marcelo Ferreira.


Secretaria de Segurança promoverá Semana de Educação para o Trânsito em Teresópolis


Secretaria de Segurança promoverá Semana
de Educação para o Trânsito em Teresópolis


 A Secretaria de Segurança Pública/Guarda Municipal promoverá entre os dias 14 e 18 de setembro diversas atividades públicas para marcar a Semana Municipal de Educação para o Trânsito. A proposta é conscientizar a população sobre a necessidade do cumprimento das regras de trânsito a fim de preservar a vida de todos.

A campanha será realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Rodoviária e Federal, GRAVT – Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis, Projeto Salva Vidas no Trânsito e FESO – Fundação Educacional Serra dos Órgãos, entre outras parcerias.

Representantes do poder público e de instituições parceiras definem as atividades da Semana Municipal de Educação para o Trânsito 2015  
“Vamos fazer palestras nas escolas e, na Calçada da Fama, teremos simulações de resgates de vítimas de acidente, ocorridos tanto na cidade quanto nas estradas, exposição de fotografias, workshops, enfim, diversas atividades para que a população se conscientize da importância da preservação da vida”, explica o coordenador da Guarda Municipal, Sergio Alves.

Apesar de diversas campanhas, o número de vítimas de acidentes graves tem aumentado em todo o Brasil. “A conscientização é o único caminho para reverter este quadro”, completou o coordenador, salientando a importância do envolvimento da sociedade na busca de um transito mais seguro.




Fotos - Roberto Ferreira.
  ​

Feriado de 7 de setembro: Prefeitura reabre na terça, dia 8



Serviços essenciais serão mantidos
 Na próxima segunda-feira, 7 de setembro, feriado nacional em comemoração à Independência do Brasil, não haverá expediente na Prefeitura e demais repartições municipais. O atendimento ao público será retomado na terça, dia 8, das 12h às 18h. Entretanto, está garantido atendimento em todos os serviços considerados essenciais, como coleta de lixo, emergência médica e orientação do trânsito. 
SERVIÇOS ESSENCIAIS – A coleta de lixo domiciliar será normal. A Defesa Civil trabalhará sem interrupção, com equipes de plantão e atendimento pelo telefone de emergência 199. O efetivo da Guarda Municipal estará nas ruas orientando o trânsito. A administração do Cemitério Municipal funcionará com plantão 24 horas. Para atendimento médico de urgência, a Unidade de Saúde Dr. Eitel Haje, no bairro de São Pedro, funcionará das 8h às 20h, e o Serviço de Pronto Atendimento, em Bonsucesso, atenderá em regime de plantão 24 horas. 
UPA – Instalada na Rua Tenente Luiz Meirelles, no Bom Retiro, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas) funciona dia e noite, inclusive sábado, domingo e feriados, para atender os casos de urgência e de emergência de baixa e média complexidade. 
POSTOS DE SAÚDE – Depois desta sexta, dia 4, as consultas médicas ambulatoriais nos postos e unidades básicas de saúde serão retomadas na terça, dia 8.
EDUCAÇÃO – Nas creches, escolas e centros municipais de educação infantil os alunos retornarão às aulas no dia 8, próxima terça-feira.
FEIRINHA – Deste sábado, 5, até segunda, 7 de setembro, a Feirinha de Teresópolis, no Alto, funcionará normalmente, das 10h às 18h. São mais de 500 estandes de moda e artesanato, além de praça de alimentação.
ESPAÇO MULHER – Com artigos variados nas áreas de alimentação, de confecção e de artesanato, o Espaço Mulher funciona nestas sexta e sábado, dias 4 e 5 de setembro, das 9h às 17h, na Praça Balthasar da Silveira - a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

EMPREGADA DEMITIDA POR CORRUPÇÃO NÃO REVERTE JUSTA CAUSA



A Segunda Turma do Tribunal Superior do Trabalho desproveu agravo de instrumento de uma ex-empregada da Vale S. A. que pleiteava a reversão da dispensa por justa causa por acusação de corrupção e desvio de dinheiro. Para a Turma, o quadro descrito pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) apresentou detalhadamente os motivos da dispensa e respalda sua decisão.
A trabalhadora foi contratada em 1980 como datilógrafa e, em 27 anos de trabalho, se tornou coordenadora executiva de governança corporativa da Vale. No entanto, após auditoria interna, foi dispensada por justa causa. Em reclamação trabalhista, alegou não ter sido comunicada do motivo do desligamento e pedia a reintegração ao cargo e indenização por danos morais e materiais.
Em sua defesa, a Vale informou que a auditoria comprovou a participação da coordenadora e de seu marido, também empregado, em esquema de corrupção e desvio de dinheiro que gerou prejuízo de R$ 3,7 milhões. De acordo com a empresa, como assistia reuniões sigilosas e tinha informações privilegiadas, ela as repassava para o marido e para empresas terceirizadas contratadas pela Vale. Dentre outras irregularidades, ela teria subcontratado uma empresa de engenharia da qual era sócia. "Era a autora quem autorizava o seu próprio pagamento", destacou a Vale em sua peça de defesa.
O juiz de origem concluiu que, apesar de não ter sido produzida prova de que o aumento patrimonial da família da empregada nos últimos anos ter relação com as irregularidades indicadas, houve quebra do elemento de confiança que deve nortear o contrato, "pelo fato da trabalhadora ter recebido favorecimento pessoal de uma empreiteira (viagem com a família para Trancoso em avião particular), o que contraria o que disposto no regulamento interno da empresa".
O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) entendeu haver nos autos elementos de convicção para o reconhecimento da prática de falta grave, e manteve a sentença. "Não existe almoço grátis", destacaram os desembargadores no acórdão.
O relator do agravo de instrumento da ex-empregada contra decisão que negou seguimento a seu recurso de revista para o TST, desembargador convocado Claudio Couce de Menezes, não constatou as violações legais ou as divergências jurisprudenciais apontadas por ela. Ele observou ainda que os embargos declaratórios da trabalhadora considerados protelatórios pelo Regional, que lhe aplicou multa, "foram utilizados com o claro e evidente propósito de questionar a correção do julgado e obter a alteração da decisão", o que foge à finalidade dos embargos.
A decisão foi unânime.

Processo: AIRR-138200-67.2007.5.01.0008

Procon Estadual autua mais dois estabelecimentos em nova etapa da Operação Cabeça de Área


IMG_20150903_115256488EDT_1441313673.37.jpg
O Procon Estadual realizou, nesta quinta-feira (03/09), uma nova etapa da Operação Cabeça de Área, desta vez com foco na Praça Vanhargem. Os fiscais vistoriaram seis estabelecimentos e autuaram dois deles. Em três dias seguidos de ação nas imediações do estádio do Maracanã,foram autuados 37 estabelecimentos. Desses, dois foram totalmente interditados e outros cinco tiveram as cozinhas, os fornos ou as chapas lacradas.
Um dos estabelecimentos autuados nesta quinta-feira foi oGaleto Mania da Tijuca, localizado na Praça Vanhargem, 9. Não foi apresentado aos fiscais o Livro de Reclamações autenticado pelo Procon Estadual, nem o certificado de potabilidade da água. Os agentes encontraram um gato na cozinha e a lixeira não tinha acionamento por pedal. Além disso, 1kg e 100g de pão para hambúrguer; 760g de muçarela e 500g de molho cheddar estavam vencidos. Outros 3kg e 300g de carne de hambúrguer estavam sem especificação de vencimento.
O proprietário doBar do Baixo Tijuca, o outro bar autuado, localizado na Praça Vanhargem, 15, deverá apresentar o laudo de aprovação do Corpo de Bombeiros em 48 horas. Caso contrário, será interditado.
Não foram encontradas irregularidades no Bar Grill Deliccie (Praça Vanhargem, 15), no Garota da Tijuca (Praça Vanhargem, 10), no Rota 66 (Rua Almirante João Cândido Brasil, 35) e na Lanchonete Meu Cantão (Rua Dona Zulmira, 53), todos na Tijuca.

Dia Municipal da Síndrome Alcoólica Fetal

Convite

Dr. Alvaro Ayres, conselheiro da Cruz Vermelha Brasileira divulgando e convidando, principalmente as futuras mães para essa palestra no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Teresópolis 
O que é a SAF?


A síndrome do alcoolismo fetal (SAF) é o conjunto de sinais e sintomas apresentados pelo feto em decorrência à ingestão de álcool pela mãe durante agravidez e durante o período preconcepção. Entre os sintomas encontram-se o déficit de crescimento, alterações em características faciais e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Atualmente é considerada a maior causa de déficit intelectual prevenível no mundo.

A causa da síndrome do alcoolismo fetal é a ingestão de álcool em grandes quantidades pela mãe durante a gestação. O nível mínimo de etanol (álcool) que resulta em síndrome do alcoolismo fetal ainda não foi estabelecido. O grau de acometimento dos bebês depende não só do quanto a mãe ingeriu, mas também do período da gestação em que houve este consumo.

Apoio; Rotary Club Teresópolis Paquequer (Gestão 2015/2016) e Cruz Vermelha Brasileira

Procon Estadual entra com ação para que Itaú, Bradesco e Santander aceitem pagamento de boletos no caixa



Bancos estão recusando pagamentos de quem não é correntista

O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, entrou com uma ação civil pública no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) para que os bancos Itaú, Bradesco e Santander aceitem, nos seus caixas, o pagamento de boletos de quem não é correntista. Diversas denúncias nesse sentido vêm sendo feitas pelos consumidores e o Procon Estadual abriu um processo administrativo para verificar o problema. Mesmo assim, as instituições financeiras continuam recusando o pagamento dos boletos.

Na ação, o Procon Estadual pede uma liminar para que os boletos bancários sejam aceitos sem qualquer discriminação, ou seja, de correntistas e não correntistas, sob pena de uma multa diária de R$ 50 mil. Também foi solicitada à Justiça o pagamento de indenização por danos morais e materiais para os consumidores que tenham se sentido lesados, além da publicação, em dois jornais de grande circulação, de que os bancos aceitam o pagamento dos boletos. Se o TJ-RJ aceitar essa última determinação e os bancos não cumprirem, terão que pagar uma multa diária de R$ 20 mil.

MARCOS VINÍCIUS PRESIDENTE DO PP FALA SOBRE SITUAÇÃO POLÍTICA DA CIDADE

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Procon Estadual interdita novamente o Bar dos Chicos e autua outros 16 estabelecimentos no Maracanã


reinterdição_1441232551.59.jpg
O Procon Estadual realizou, nesta quarta-feira (02/09), uma nova etapa da Operação Cabeça de Área, que fiscalizou 18 estabelecimentos no entorno do estádio do Maracanã.Os fiscais autuaram 16 estabelecimentos, interditaram duas cozinhas, fornos e chapas conectados a botijões, e fecharam novamente oBar do Chicos, que cometeu o crime de desobediência ao desrespeitar a interdição determinada na primeira etapa da operação, na última terça-feira (01/09). Naquela oportunidade, dois foram interditados e outros três tiveram as cozinhas interditadas.
Ao passar em frente ao Bar dos Chicos, os fiscais perceberam que o restaurante estava em funcionamento, contrariando a determinação de interdição da última terça-feira. O proprietário alegou que havia reaberto o estabelecimento em função de um acordo com pessoas que afirmavam ser do Procon. O proprietário foi encaminhado à Delegacia do Consumidor (Decon) por crime de desobediência e para apuração do crime de corrupção ativa. O Procon esclarece que está ciente de que golpistas estão usando o nome da autarquia para tirar dinheiro de comerciantes e já encaminhou o caso para a polícia, que está investigando.
A Lanchonete Porto Antigo, localizada na Rua São Francisco Xavier, 543, e o Silva Couto Restaurante, na Rua General Canabarro, 35, tiveram as suas cozinhas interditadas pela presença de botijões em locais fechados. Já a Nossa Padaria, na Rua São Francisco Xavier, 665, teve seus dois fornos interditados e o Brotos Bar, localizado na Rua Luiz Gama, 5, teve forno e chapa interditados, todos pelo mesmo motivo: utilização de botijões em locais fechados. O Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Coscip), instituído pelo Decreto Estadual 897/1976, determina que os locais onde há utilização de cilindros de gás devem ser abertos e arejados e os botijões somente podem ser usados se não houver disponibilidade de gás encanado.
Os estabelecimentos onde não foram encontradas irregularidades foram o Bar Hélio Turco (Rua São Francisco Xavier, 681) e o Ver o Peso Restaurante (Rua São Francisco Xavier, 497 - Maracanã).
Balanço da Operação Cabeça de Área:
1 - Emporium Gourmet (Rua São Francisco Xavier,117): Balança com oscilação de peso em cerca de 5g totais para mais e para menos. Prazo de 48 horas para apresentação de calibração. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentação.
2 - Kiarab (Largo Aluno Horácio Lucas, 35): Ausência do Livro de Reclamações.
3 - Mini Market Alvorada (Rua General Canabarro, 202): Piso quebrado e ralo aberto na câmara. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias paraapresentação. Reclamação no Livro de Reclamações com data de 12/02/2015 não enviada. O prazo máximo é de 30 dias.
4 - Rijos Bar e Restaurante (Rua São Francisco Xavier, 539): Havia cilindro de gás em local aberto e arejado, porém conforme determinação do Artigo 144 do Coscip, em localidades onde exista gás canalizado é proibida a utilização de gás em cilindros ou botijões. Foi determinada a troca do sistema do uso do gás pelo canalizado.
5 - Nossa Padaria (Rua São Francisco Xavier, 665): Ausência de preços nos produtos expostos. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Dois fornos foram interditados até a instalação do gás encanado. Determinada a retirada imediata dos botijões na presença dos fiscais.
6 - Hermanos Alimentos (Rua General Canabarro, 110): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Certificado de dedetização vencido. Ausência do certificado de potabilidade da água. Teto da cozinha com infiltração. Prazo 48 horas para sanar o problema da cozinha.
7 - Lanchonete Porto Antigo (Rua São Francisco Xavier, 543): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Produtos sem especificação de validade. Ausência do certificado de potabilidade da água. Certificado de dedetização vencido. Dois botijões de gás na cozinha. Cozinha interditada. Foi determinada a retirada imediata dos botijões de gás.
8 - Brotos Bar (Rua Luiz Gama, 5, loja D): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Encontrados dois botijões de gás engatados em forno e chapa. Determinada a retirada imediata na presença dos fiscais. Forno e chapa interditados até instalação do gás encanado.
9 – Siri (Rua dos Artistas, 2 - Vila Isabel): Havia 28 litros de chope em um barril de 50 litros sem informação de validade. Ausência do certificado de dedetização.
10 - Bar dos Chicos (Rua General Canabarro, 119): Proprietário encaminhado à delegacia por crime de desobediência, justificado com prática de crime de corrupção ativa.
11 - Universo da Cerveja (Rua Almirante João Cândido Brasil, 134): Produto vencido: 1kg e 300g de presunto. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do cartaz da disponibilidade de água potável e filtrada gratuita. Ausência do certificado de potabilidade da água.
12 - Acustic 486 (Rua Santa Luiza, 486): 1kg e 400g de picanha vencida. Produtos sem informação da validade: 3kg e 300g de pé de porco; 600g de gurjão de frango e 4kg de galeto de frango. Havia um gato no estoque. Ralo da cozinha sem dispositivo de fechamento. Lixeiras abertas e de acionamento manual. Ausência do certificado de potabilidade da água.
13 - Lanchonete e Caldo de Cana Lys (Rua São Francisco Xavier, 467, loja A): Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Três botijões de gás encontrados próximo à cozinha em lugar fechado. Os botijões foram retirados de dentro do estabelecimento imediatamente na presença do fiscal.
14 – Bar do Bode Cheiroso (Rua General Canabarro, 218): 1kg e 500g de carré suíno vencido. Produtos sem informação da validade: 700g de alcatra; 600g de linguiça e 800g de moela. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição.
15 -Bar Beija Flor (Rua São Francisco Xavier, 537): Produtos sem especificação da validade: 5 kg de peito de frango; 2 kg de espetos de carne, frango e salsichão. Havia cilindro de gás em local aberto e arejado, porém conforme determinação do Artigo 144 do Coscip, em localidades onde exista gás canalizado é proibida a utilização de gás em cilindros ou botijões. Determinada a troca do sistema do uso do gás pelo canalizado. Ausência do certificado de potabilidade da água e dedetização. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição.
16 -Silva Couto Restaurante (Rua General Canabarro, 35): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar, sob pena de interdição. Produtos sem informação encontrados no freezer: 2kg de açaí e 1kg de Croissant. Cozinha com piso quebrado e muita sujeira. Prazo de 15 dias para regularização. Uso de botijão GLP na cozinha e na área onde se encontrava a chapa. Cozinha interditada.

Evento na Casa de Cultura marca 7 de setembro em Teresópolis

Secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos: “A ideia é resgatar e manter viva a chama da Independência do Brasil”



 Em comemoração aos 193 anos da Independência do Brasil, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará uma atividade cívica na próxima segunda-feira, dia 7 de setembro. A ação acontecerá a partir das 9h na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras). A proposta é ressaltar as questões ligadas à cidadania e aos valores morais e éticos, bem como resgatar a história do Brasil.

“A ideia é resgatar e manter viva a chama da Independência do Brasil, para que os nossos alunos entendam a soberania nacional”, assinala o secretário de Educação, Leonardo Vasconcellos, acrescentando que o tema do evento, ‘À luz da Independência’, está relacionado ao projeto pedagógico ‘À luz do conhecimento’, desenvolvido durante o ano letivo nas escolas da rede municipal,

Fazem parte da programação a execução dos hinos Nacional, da Independência e de Teresópolis e a apresentação das bandas das escolas municipais Manoel Medeiros, Cerom (Centro Educacional Roger Malhardes) e Cedal (Centro Educacional Rose Dalmaso).



Foto – Roberto Ferreira

Nota Oficial

Nota Oficial

        A Câmara de Vereadores de Teresópolis vem a público se manifestar, oficialmente, acerca da decisão proferida pelo Desembargador Plínio Pinto Coelho Filho, a qual determinou a recondução do prefeito Arlei de Oliveira Rosa ao exercício do cargo.

1)  1) A Câmara respeita e dará integral cumprimento à decisão proferida. No entanto, dentro de seu legítimo direito de discordar de seu conteúdo, entende ter cumprido todas as formalidades legais exigíveis pelo Decreto-Lei 201/67, quando, por quorum qualificado de dois terços, recebeu a denúncia contra o prefeito Arlei e determinou seu afastamento do cargo.

2)  2) Tal procedimento foi idêntico ao adotado por época do afastamento e cassação do então prefeito Jorge Mário Sedlaceck, ocorrido em agosto de 2011 — o qual tramitou sob o nº 0013962- 19.2011.8.19.0061. Naquela época, o então prefeito também se insurgiu contra a decisão que afastou-o do exercício do cargo de prefeito. No entanto, naquela oportunidade a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro considerou absolutamente legal tal procedimento. Com base nesse precedente, a atual gestão se norteou para conduzir o presente processo. Houve, nesse momento, uma mudança no entendimento, a qual, embora respeitosamente discordemos, será respeitada e cumprida.

3)   3) Cumpre informar à população que a decisão proferida pelo Magistrado determinou tão somente a recondução do prefeito ao seu cargo — não anulou o procedimento instaurado. Os fatos denunciados serão apurados e será feito um julgamento isento, justo e imparcial do denunciado.

        No mais, a Câmara de Vereadores de Teresópolis reafirma seu compromisso de zelar pela legalidade de seus atos e defesa dos interesses da população de Teresópolis.
        A Câmara informa que, através de seu corpo jurídico, analisa quais medidas cabíveis para a manutenção da legalidade do procedimento.

Medidas administrativas serão avaliadas para definir novas ações


Prefeito Arlei é cumprimentado no seu retorno à Prefeitura, acompanhado pela primeira-dama Alessandra Rosa




Prefeito Arlei com a primeira-dama Alessandra Rosa e os vereadores Dr. Habib, Dedê da Barra e Anginho: “Vou trabalhar ainda mais para reconquistar a credibilidade da população”

Justiça reconduz prefeito Arlei ao cargo

Medidas administrativas serão avaliadas para definir novas ações


 Em decisão judicial proferida nesta terça-feira, 1º, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar reconduzindo o prefeito Arlei ao cargo. Tal decisão torna sem efeito o Decreto Legislativo 01.2015, da Câmara de Vereadores, que afastou Arlei do Executivo Municipal no último dia 18 de agosto por conta de uma Comissão Processante.

No cargo desde o final da tarde desta terça, 1º, o prefeito Arlei vem mantendo reuniões com sua equipe administrativa para avaliar as mudanças postas em prática nos últimos 14 dias e definir novas ações, que serão anunciadas ainda nesta semana.

“Tenho que dar um choque na gestão, continuar enxugando os gastos e colocar a administração pública funcionando mais ajustada. A crise econômica é nacional e não atinge apenas Teresópolis”, pontua Arlei, que anunciou o retorno ao cargo dos secretários municipais Lucas Bonifácio, na Administração, e de Leonardo Vasconcellos, na Educação.

Por conta do cenário econômico nacional, de redução de repasses de recursos federais e estaduais aos municípios e de queda na arrecadação, desde o mês de abril a gestão do prefeito Arlei vinha tomando medidas para contenção de despesas na administração pública municipal. Entre elas, a reavaliação e a diminuição dos contratos firmados pelo Município, a exoneração de cargos comissionados e orientação para a economia de gastos com consumo de água, energia elétrica, telefonia, combustível, material de expediente e de gratificação de servidores. Outra medida adotada foi a redução do horário de atendimento ao público nas repartições municipais, que desde o mês de maio acontece das 12h às 18.

“Peço mais um voto de confiança, não só da população, como também da Câmara de Vereadores. O povo tem que cobrar mais ação, mesmo. Fui eleito com quase 25 mil votos. São quase 25 mil pessoas que confiaram em mim. Vou trabalhar ainda mais para reconquistar a credibilidade da população”, garante o prefeito Arlei.


Fotos – crédito Roberto Ferreira.


Arlei na Prefeitura NA quarta-feira

Vereador Carlão fala sobre as mudanças de Prefeito em Teresópolis

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Setembro Amarelo

O mês de setembro é dedicado mundialmente a um movimento de conscientização sobre o suicídio. Iniciativa da Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP) a ação consiste em sinalizar fachadas e locais públicos com faixas e símbolos amarelos.
Assim, a Federação Espírita Brasileira irá espalhar por suas redes sociais mensagens de conscientização e reflexão pela valorização da vida. Todos poderão apoiar por meio do compartilhamento destas mensagens.

Procon Estadual interdita dois estabelecimentos e três cozinhas no entorno do Maracanã


WP_20150901_15_20_00_Proedt2_1441141364.38.jpg
O Procon Estadual realizou, nesta terça-feira (01/09), a Operação Cabeça de Área, que fiscalizou 21 estabelecimentos no entorno do estádio do Maracanã.Foram autuados 19 estabelecimentos. Desses, dois foram interditados e três outros tiveram as cozinhas interditadas.
O Bar dos Chicos, localizado na Rua General Canabarro, 119, foi um dos locais interditados. Não foi apresentado aos fiscais o certificado de potabilidade da água nem o certificado de dedetização. O bar também não tinha o certificado do Corpo de Bombeiros e havia seis botijões de gás na área interna, cada um com 45kg, o que é proibido.Os fiscais encontraram ainda 33kg e 200g de alimentos impróprios ao consumo e um barril com capacidade para 50 litros de chope vencido, conectado à chopeira e praticamente cheio. Além disso, a cozinha e área interna estavam muito sujas, com fiação exposta, azulejos quebrados e lixeiras sem tampa nem acionamento por pedal.
O Mini Market Bar, localizado na Rua Isidro de Figueiredo, número 7, foi interditado pela ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e pela presença de um extintor vencido desde dezembro de 2014. As cozinhas da Pensão Jaleco, na Rua São Francisco Xavier, 555; da Gartes Sorvetes, número 543, loja A; e do Delírios Kilo de A a Z, número 545 da mesma rua, foram interditadas pela ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e pela presença de botijões de gás. Os fiscais determinaram que os botijões fossem retirados imediatamente das cozinhas.
Estabelecimentos em que não foram encontradas irregularidades: Motinha Bar (Rua Professor Eurico Rabelo, 105, loja C) e Cafeteria Cake (Rua Isidro de Figueiredo, 1).
Balanço da Operação Cabeça de Área:
1 - Mega Matte (Boulevard 28 de Setembro, 44 - Vila Isabel): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.
2 - Pensão Jaleco (Rua São Francisco Xavier, 555 - Maracanã): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Três botijões de gás dentro da cozinha (interditado a cozinha). Determinado a retirada imediata dos botijões de gás sob pena de incorrer no crime de desobediência.
3 -Bar e Lanchonete dos Esportes (Rua Professor Eurico Rabelo, 105 lojas G-H - Maracanã): Ausência da autenticação no Livro de Reclamações.
4 – Subway (Rua São Francisco Xavier, 553 - Maracanã): Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação. Ausência de cartaz informando que disponibiliza água potável.
5 –Hortelã (Boulevard 28 Setembro, 54 - Vila Isabel): Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação. Lixeira sem pedal na área de preparo de sucos e vitaminas. Alimentos sem especificação encontrados na cozinha: 2kg de peixe; 5kg de contra filet; 8kg de filé de frango; 1kg e 800g de linguiça. Com etiqueta ilegível: 1kg e 500g de bacalhau; 490g de camarão. Laranjas em conato direto com o piso (sem palettes).
6 -Bolos da Vovó (Boulevard 28 de Setembro, 86, loja A - Vila Isabel): Ausência do certificado de potabilidade da água. Prazo de 15 dias para apresentação. Alimentos sem especificação encontrados na cozinha: 12 kg de recheio de frango; 1kg e 400g de mistura para cuca; 1kg e 700g de salsicha; 1kg e 500g de cereja; 490g de calabresa ralada.
7 - Visconde de Gourmet (Rua General Canabarro, 236 - Maracanã): Sem especificação: 8kg de picanha; 10 kg de picanha misturada com linguiça; 5kg de ponta de alcatra; 2kg de filet de peixe; 2kg de camarão; 4kg de filet mignon; 500g de champignon; 500g de petit pois; 500g de milho em conserva; 100g de bacon. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz informativo da disponibilidade de água potável, filtrada e gratuita. Sujeira nos fogões e geladeiras - determinada a limpeza imediata. Três extintores despressurizados e quatro faltantes, o laudo do certificado do Corpo de Bombeiros exigia sete extintores. Irregularidade foi sanada no momento.
8 -Lanches Massilia (Rua São Francisco Xavier, 553, loja A - Maracanã): Um pacote de pão de forma vencido em 18/08. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência de alvará de funcionamento. Alvará da antiga empresa, providenciando a troca. Ausência de certificado de potabilidade de água. Ausência de certificado de dedetização. Prazo de 48 horas para apresentar todos os documentos.
9 - Mini Market Bar (Rua Isidro de Figueiredo, 7 - Maracanã): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Extintor vencido em dezembro de 2014. Estabelecimento interditado.
10 - Bar Tip Top (Rua São Francisco Xavier, 368, loja B – Maracanã): Produtos vencidos: 6 latas de refrigerante vencido.
11 - Chiquinhos Grill (Rua São Francisco Xavier, 474 - Maracanã): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.
12 - Carioca da Vila (Boulevard 28 de Setembro, 267 - Vila Isabel): Produtos sem especificação encontrados na cozinha: 4kg de feijão. Vencido: 23 L de chope em barril de 50L, conectado. Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Ausência do Livro de Reclamações. Ausência de cartaz informativo da disponibilidade de água potável, filtrada e gratuita. Ausência de certificado de dedetização. Prazo de 15 dias para apresentação.
13 - Mister Pizza (Boulevard 28 de Setembro, 245 - Vila Isabel): Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar.
14 - Dindina da Vila Bar (Rua São Francisco Xavier, 507 - Maracanã): Ausência do Livro de Reclamações.
15 - Bar dos Chicos (Rua General Canabarro, 119 – Maracanã): Vencidos: 15kg e 500g de feijão fradinho; 500g de ervilha; 700g de fermento. Barril de 50 litros com 45 Litros de chope vencido. Sem especificação: 9kg de frango a passarinho; 5kg de filet de frango; 2kg e 500g de picanha. Cozinha e área interna com muita sujeira, fiação exposta e azulejos quebrados. Ausência do certificado de potabilidade da água. Ausência do certificado de dedetização. Lixeiras sem tampas e sem acionamento de pedal. Havia seis botijões de gás (de 45 kg, cada) na área interna. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Ausência do Livro de Reclamações. Estabelecimento interditado.
16 - Delírios Kilo de A a Z Bar Lanchonete Ltda (Rua São Francisco Xavier, 545 – Maracanã): Chão da cozinha no cimento. Tela de proteção rasgada. Porta do banheiro com saída para cozinha. Um botijão de gás na cozinha. Ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Cozinha interditada e determinada a retirada imediata do gás da cozinha. Ausência do certificado de potabilidade da água.
17 - Experimenta Lanches (Rua São Francisco Xavier, 503 - Maracanã): Ausência da autenticação no Livro de Reclamações.
18 - Gartes Sorvetes (Rua São Francisco Xavier, 543, loja A - Maracanã): Ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. Prazo de 48 horas para apresentar. Encontrados dois botijões de gás conectados. Foi determinada a retirada imediata dos botijões. A cozinha do estabelecimento foi interditada.
19 - Temperos da Vila (Boulevard 28 de Setembro, 171 - Vila Isabel): Ausência do certificado de dedetização. Ausência de cartaz informando sobre fornecimento de água potável. Sem informação: 2 kg e 600g contra filé; 475g de lombinho suíno; 890g de alcatra; 1 kg e 200g de camarão; 250g de salmão. Produtos vencidos: 2kg e 200g de salmão; 1kg e 500g de peixe.