terça-feira, 24 de novembro de 2015

Prefeito Márcio Catão oficializa doação de terreno para construção de moradias na Ilha do Caxangá

Prefeito Márcio Catão (ao microfone), vereador Maurício Lopes, Procurador Geral Daniel Felipe dos Santos e o secretário de Governo Alex Castellar em reunião com moradores da Ilha do Caxangá

Prefeito Márcio Catão assina documento de cessão de terreno para construção de moradias na Ilha do Caxangá

Moradores comemoram doação de terreno com o prefeito Márcio Catão e o vereador Maurício Lopes


Prefeito Márcio Catão com os moradores Rogério dos Santos Araújo e João Carlos Carvalho: mais uma etapa vencida

Prefeito Márcio Catão oficializa doação de terreno
para construção de moradias na Ilha do Caxangá

Projeto é destinado às famílias em área de risco de alagamento na comunidade

 O prefeito Márcio Catão assinou nesta segunda-feira, dia 23, documento oficializando a doação de um terreno do Município à Avit (Associação das Vítimas das Chuvas em Teresópolis). A área é destinada à construção de unidades habitacionais para as famílias que residem em área de risco de alagamento na comunidade da Ilha do Caxangá, no bairro do Alto. Com 1190m² e situado na própria localidade, o imóvel tem capacidade aproximada para a construção de 40 unidades habitacionais. A cessão atende às formalidades iniciais de apresentação de projeto habitacional de interesse social no programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e para o qual a Avit se habilitou.

Acompanharam a reunião de assinatura, realizada na Capela São Paulo, na Ilha do Caxangá, o vereador Maurício Lopes – presidente da Câmara Municipal, o Procurador Geral do Município, Daniel Felipe dos Santos, o secretário municipal de Governo, Alex Castellar, e os diretores da Avit, Luiz Cláudio Carneiro e Claudio Ribeiro, além do arquiteto voluntário José Mariano de Abreu, autor do projeto de construção das moradias, e os moradores.

Para o prefeito Márcio Catão, é mais um passo para a regularização de moradias irregulares existentes em áreas de risco e de preservação ambiental em Teresópolis. “É mais uma etapa que vencemos. Vamos continuar trabalhando em parceria, poder público e sociedade, para melhor atender as demandas da população e, neste caso, dos moradores desta comunidade. Juntos, faremos outros projetos habitacionais, como esse. É meu compromisso”, destacou o prefeito, parabenizando a iniciativa da Avit em prol dos moradores da Ilha do Caxangá.

O vereador Maurício Lopes parabenizou a iniciativa. “É importante que o prefeito vá às comunidades para ver de perto os problemas enfrentados pela população. Assim que o Executivo Municipal enviar projeto de lei para a Câmara, ele será colocado em votação em regime de urgência”, garantiu.

Segundo o diretor da Avit, Luiz Claudio Carneiro, a área foi avaliada pelo Instituto Estadual do Ambiente. “O Inea já fez estudo de vazão, então é possível construir no local. Precisávamos dessa parceria da Prefeitura para dar andamento ao projeto. O próximo passo é formar uma proposta, enviar à Secretaria Nacional de Habitação/Ministério das Cidades e torcer para que seja aprovada. Parabenizo os moradores por não terem perdido a esperança”.

Morador há 30 anos na Ilha do Caxangá, o carpinteiro João Carlos Carvalho comemorou. “Recebemos o prefeito Márcio Catão e hoje a nossa história mudou. Agora vamos lutar para sermos um bairro”.

A desocupação de aproximadamente 40 casas construídas às margens do Rio Paquequer, na Ilha do Caxangá, atende a uma ação civil pública promovida pelo Ministério Público Estadual em 2014. Isso porque as moradias se encontram em área de risco de alagamento. Desde então, Prefeitura e moradores buscavam alternativas para a realocação das famílias.


Fotos – crédito AscomPMT



Nenhum comentário:

Postar um comentário