quarta-feira, 4 de março de 2015

Prefeitura implanta central de videomonitoramento na cidade

Prefeitura implanta moderno sistema de segurança e videomonitoramento em Teresópolis

Prefeitura implanta moderno sistema de segurança e videomonitoramento em Teresópolis

 Central de videomonitoramento permite acompanhamento em tempo real


 Central de videomonitoramento permite acompanhamento em tempo real


Prefeitura implanta central de videomonitoramento na cidade




Desde o ano passado, a cidade de Teresópolis conta com uma importante ferramenta de apoio no quesito segurança pública: trata-se da instalação das câmeras de monitoramento distribuídas em vários locais da zona urbana. Ao todo, cerca de 70 câmeras; sendo quatro do tipo speed dome, que permitem uma visão em ângulo de 360º, estão posicionadas em pontos estratégicos da cidade.


Por meio da secretaria municipal de Ciência e Tecnologia, a Prefeitura implantou um moderno sistema de segurança e videomonitoramento a fim de oferecer mais segurança a população e garantir a preservação do patrimônio público. De acordo com o prefeito Arlei, o projeto é mais uma contribuição da Prefeitura engajada no esforço para manter a ordem na cidade, inibir delitos ou atos de vandalismo, além de auxiliar a polícia no combate ao crime.


Segundo o secretário municipal da pasta, Marcos Antonio Lopes, a Sec. de Ciência e Tecnologia ficou responsável pela instalação das câmeras, manutenção do sistema, inclusive do sinal Wi-Fi disposto gratuitamente para população, e pela estruturação da central de videomonitoramento que, a partir de agora, está pronta para ser operada por agentes treinados da Sec. de Segurança Pública.


“Terminamos a montagem completa da sala de videomonitoramento, com temperatura e luminosidade adequadas para os equipamentos. Tudo o que está sendo captado pelas câmeras será acompanhado em tempo real, por funcionários capacitados”, afirmou Marcos. Ele explica ainda que é possível também ter acesso a um banco de imagens, que ficará arquivado.


Para o secretário de Segurança Pública, Marcos Antonio da Luz, o sistema de videomonitoramento é com certeza uma grande ferramenta de combate à criminalidade e vai ajudar a identificar ataques em Teresópolis. “Sem dúvida, a central é uma conquista para a segurança da cidade e da população. Só o fato de ter câmeras filmando, já inibe o infrator. A cobertura das áreas de maior risco e os locais de maior concentração e fluxo de pessoas e veículos estão sendo monitoradas conforme mapeamento das autoridades do município”, explicou Da Luz.


Os locais contemplados com o monitoramento são as praças Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí. Além das praças, a Calçada da Fama, no Centro, recebeu quatro câmeras de segurança.


Texto – Gisele Barreto
Fotos – Marcelo Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário