sábado, 24 de janeiro de 2015

Prefeito Arlei participa de reunião no Corpo de Bombeiros

Prefeito Arlei com o tenente-coronel Leal: trabalho em parceria no atendimento à população
Café da manhã com o comando do 16° GBM: estreitamento de contato com os colaboradores e agradecimento pela parceria



Comandante agradece colaboração de empresários e parceiros


 O prefeito Arlei e o vice-prefeito Márcio Catão marcaram presença no encontro informal realizado nesta quinta-feira, dia 22, na sede do 16º Grupamento de Bombeiro Militar, em Pimenteiras. Na ocasião, o comandante do quartel, tenente-coronel José Ricardo Leal, reuniu representantes do poder público e um grupo de empresários para estreitar as relações com empresas e instituições que colaboram com a corporação. Também participaram o secretário municipal de Saúde, Luciano Demarchi, o subsecretário João Luiz Ribeiro e o assessor Karlúcio.

“O Corpo de Bombeiros presta um importante serviço para a população e a nossa parceria é o reconhecimento desse trabalho”, enalteceu o prefeito Arlei. “Muito bacana o comandante Leal e equipe afinarem esse laço de relacionamento com os colaboradores, isso demonstra compromisso com o município e região”, completou o vice-prefeito Márcio Catão.

Os convidados foram recebidos pelo tenente-coronel Leal e os subtenentes Silva Lima e Bettecher, além do capitão Ian, do 2º Destacamento de Bombeiro Militar em Bonsucesso, no interior do município. “Nós tivemos vários colaboradores no ano passado e hoje convidamos o grupo para estreitar mais os laços. Precisamos reconhecer essa colaboração. É muito importante essa parceria no atendimento à população”, pontuou o tenente-coronel Leal.

Presente em Teresópolis desde 1968, o Corpo de Bombeiros tem um efetivo aproximado de 150 homens, divididos entre o 16° GBM, em Pimenteiras, o 1º e o 2º Destacamento de Bombeiro Militar, instalados na cidade vizinha de Carmo e em Bonsucesso, no interior do município. Sua área ainda abrange os municípios vizinhos de São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e a localidade de Jamapará, distrito de Sapucaia. Os principais atendimentos são relacionados a salvamento de pessoas em ocorrências ligadas à chuva, no Verão, e o combate ao fogo em vegetação durante o Inverno.

Entretanto, o aumento dos acidentes de trânsito vem preocupando o comando do 16° GBM. Estatística do quartel registrou mais de 600 ocorrências relacionadas a trânsito em 2014 em sua área de abrangência, entre colisões de veículos, capotamentos, quedas de motos e atropelamentos. “Queremos fazer uma grande campanha de esclarecimento, trabalhando junto com Prefeitura, Polícia Militar e demais autoridades, na tentativa de conscientizar a população sobre esse problema”, assinalou o comandante Leal.

Na área preventiva e de educação, a corporação realiza em Teresópolis o projeto Bombeiro-Mirim em escolas e instituições. Durante três meses, os estudantes têm aulas de prevenção de acidentes, cidadania, noções de primeiros socorros e de combate a incêndios. Mais do que instruções, o diferencial do projeto é o desenvolvimento de disciplina e senso de grupo nos participantes, colaborando na formação do caráter de crianças e adolescentes. Em dezembro de 2014, o projeto formou 60 bombeiros-mirins na Escola Municipal Monsenhor Mário do Carmo Bennassi, em Vieira, no 3º Distrito.



Fotos – crédito para Jeferson Hermida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário