segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Unidades de Saúde promovem ações do Outubro Rosa em Teresópolis

Caminhada pelo Outubro Rosa reuniu centenas de pessoas na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea

Ação de saúde pelo Outubro Rosa na Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí

Dona Ângela Nolasco e o aposentado Orlando Nogueira aproveitaram os cuidados oferecidos e ainda


 Durante o último sábado, 24, a Praça Maria Corina Paim, na Barra do Imbuí, foi palco de diversas atividades de saúde, que fazem parte da programação da campanha Outubro Rosa. Promovida pelas Unidades de Saúde da Família da Barra e de Pimenteiras, a ação teve como principal objetivo alertar a população para a prevenção do câncer de mama e do colo do útero.

Homens e mulheres participaram de uma dinâmica de acolhimento e receberam informações sobre as medidas de prevenção da doença.  A programação contou ainda com atividades físicas, planejamento  familiar,  atualização de dados do Bolsa Família e do cartão SUS, aferição de pressão, coleta de preventivo, exame de mama e solicitação de mamografia. Estudantes de medicina e de enfermagem da Unifeso também fizeram parte da ação.

Segundo a médica da unidade da Barra, Ana Paula Roque Pinto, a opção de realizar a campanha no final de semana se deve à possibilidade de alcançar um número maior de pessoas. “Este é um câncer rastreável e evitável e que ainda continua matando muitas mulheres. Realizando estas ações nos finais de semana, buscamos atrair mais pessoas do que em dias comuns. Atualmente, a maioria das mulheres trabalha e fica sem tempo de cuidar bem de si mesmas, por isso escolhemos o sábado e um lugar agradável, como a praça, para oferecer esses cuidados a elas”, disse a médica.

De acordo com a enfermeira da unidade de Pimenteiras, Cristiane Zuchelli, o movimento foi positivo e as mulheres puderam receber muitas instruções. “As mulheres que participaram da nossa programação esclareceram suas dúvidas e nossa demanda foi toda espontânea. A população compareceu  e o saldo foi bem positivo”, afirmou Cristiane, lembrando ainda que todas as atividades oferecidas no sábado também estão sendo realizadas, diariamente, durante o mês de outubro, nas unidades de saúde.

Dona Ângela Nolasco aprovou a iniciativa e aproveitou para aferir a pressão e fazer ginástica nos aparelhos da Academia de Saúde ao Ar Livre, instalados pela Prefeitura. “Não perco a oportunidade de participar dessas ações de saúde. Cuidado nunca é demais”. Evanir Pires concordou. “Estou me divertindo e me cuidando também. Fiz alongamento e agora vou fazer o exame de mama e aprender a realizá-lo sozinha em casa”, disse.

Outras manifestações pelo Outubro Rosa
Ainda no sábado, 24, uma caminhada organizada por funcionários e pacientes do Hospital São Jose também marcou o dia pela campanha do Outubro Rosa. Centenas de pessoas se aglomeraram na Praça da Matriz de Santa Teresa, chamando a atenção para o problema.

A campanha terá seu ponto alto no dia 1º de novembro, com a 2ª caminhada de combate ao câncer. A concentração será no restaurante Recanto dos Pescadores (Avenida Feliciano Sodré, 221, Reta), com parada na Prefeitura e percurso até a Calçada da Fama, na Várzea, onde será montada uma estrutura para ações de saúde e de esclarecimento sobre a doença. Apresentações de dança e de teatro, aulão de alongamento e rodas de conversa sobre cuidados de saúde específicos para os pacientes oncológicos completam a programação.

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer, Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na maioria dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame. É o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Texto – Gisele Barreto
Fotos - Vanusa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário