segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Secretaria de Educação realiza premiação do ‘Fazer-se Professor’

Prêmio ‘Fazer-se Professor’ reuniu educadores, autoridades e convidados

Prêmio ‘Fazer-se Professor’ reuniu educadores, autoridades e convidados

Secretário de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, fala de como a Educação municipal vem avançando nos últimos anos

Apresentações de dança sevilhana abrilhantou a noite de premiações

Professora Rocilene de Oliveira, vencedora da categoria Professor Inovador


 Com o objetivo de premiar os professores e gestores educacionais da rede municipal de ensino, no propósito de estimular o profissional da Educação reconhecendo sua importância e da função que desempenha, assim como disseminar e promover práticas eficientes na melhoria do ensino municipal, a Secretaria Municipal de Educação, realizou na última sexta-feira, 24, a 4ª edição do prêmio 'Fazer-se Professor'. O evento aconteceu no Teatro Municipal e reuniu educadores, autoridades e convidados.

“Todos os anos, quando entregamos o edital de inscrição para as escolas, nos enchemos de expectativas: Será que teremos muitos inscritos? Qual será a relevância dos temas abordados? Então, quando começamos a receber as inscrições dos trabalhos, é como se recebêssemos um bálsamo porque nós podemos vislumbrar mais de perto o que de tão bom e importante tem sido feito em nossas salas de aula. E como nós nos orgulhamos disso”, comemorou a diretora do Departamento de Educação da Secretaria, professora Carla Rabello, uma das idealizadoras da premiação.

Nesta edição foram inscritos 41 trabalhos, divididos em três categorias: Educação Infantil, Anos Iniciais, Finais e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Categoria Gestor. Além do professor revelação do ano: Professor Inovador. Os trabalhos são avaliados por uma comissão formada por educadores notórios e cujos integrantes atribuem notas de acordo com os critérios estabelecidos no regulamento. Para garantir a lisura do processo, são ocultados os nomes dos autores dos trabalhos. Além de uma premiação financeira, existe a publicação dos projetos no livro intitulado “Cardápio de Projetos – Experiências Inovadoras” que são distribuídos para as unidades escolares da rede municipal.

Vencedora da categoria Professor Inovador, Rocilene de Oliveira inscreveu o trabalho “A aproximação da família por meio da arte e da literatura”. “Eu não esperava vencer, mas dou graças a Deus por essa vitória onde procurei valorizar a família tradicional, envolvendo os pais nos trabalhos escolares e conseguindo uma experiência com resultados muito bons”, comemorou a professora que recebeu do secretário Leonardo Vasconcellos um cheque no valor de R$ 3.500 reais e um notebook.

O secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, aproveitou a oportunidade para lembrar o quanto a Educação municipal vem avançando nos últimos anos. “De 80 alunos de pré-escola no interior, temos hoje quase mil.  De 25 ônibus fazendo o transporte escolar no interior do município, hoje temos mais de 70 linhas.  Em três anos contratamos mais de 230 professores concursados e transformamos esse prêmio, que é o reconhecimento aos nossos educadores, em lei. Não é à toa que entre mais de 5.500 municípios estamos entre as melhores gestões do país”, exaltou o secretário.

O prêmio Fazer-se Professor entende que qualquer transformação da sociedade passa, literalmente, pelas mãos dos educadores. Assim, a Prefeitura de Teresópolis, através da sua Secretaria de Educação, premia e incentiva todos os profissionais de educação que buscam a ampliação de horizontes, e novas maneiras de ensinar. Agora, através da lei de número 3.337 de 26 de agosto de 2014, o Projeto Fazer-se Professor deixou de ser um apenas um projeto de governo para se transformar em uma política municipal de incentivo e valorização desses profissionais.

Vencendo pela terceira vez a premiação, embora pelo primeiro ano como gestora, a professora Carla Cunto, diretora da Escola Municipal Professora Aclimea de Oliveira Nascimento, no bairro de São Pedro, reconheceu a importância da premiação como inspiração para o trabalho desenvolvido no dia a dia. “A experiência que apresentei é apenas o resultado do que realizamos na escola, um trabalho de gestão democrática onde, dentre outras práticas, investimos para uma atuação mais ativa do Conselho Escolar, dando vida e qualidade na sua representação e ganhando voz, responsabilidade social e política”, comentou a diretora.

A noite de premiações contou também com duas apresentações de dança sevilhana, tradicional da Espanha, interpretadas pelas dançarinas Victoria e Manuela Nuñes, mãe e filha. E com um coquetel que foi servido aos presentes no final da cerimônia.

VENCEDORES DA PREMIAÇÃO:
Categoria Infantil: 1° Lugar – Gracielle Araújo Suzart; 2° Lugar – Giselle Cristine Pimentel; 3° Lugar – Juliana de Jesus Souza; 4° Lugar – Penha Kyono Matsumoto e 5° Lugar – Anna Paula Arêas da Silva.

Categoria Ensino Fundamental I, II e Educação de Jovens e Adultos: 1° Lugar – Lilian Turl Vidal; 2º Lugar – Franca de Assis Gomes; 3° Lugar – Genivaldo Cândido; 4° Lugar – Cláudia Muniz da Conceição e 5° Lugar – Daniel Amaro Coelho.

Categoria Gestor: 1° Lugar – Carla Cunto Carvalho; 2° Lugar – Valéria Castor de Freitas; 3° Lugar – Michelle Ponte Tomás e 4° Lugar – Mclean Guarnido de Melo.

Categoria Especial Professor Inovador: Rocilene de Souza da Costa de Oliveira.

Texto: Marcelo Ferreira
Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário