quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Semana Municipal de Trânsito é aberta em Teresópolis




Guardas Municipais participam de Mostra de Saúde em São José do Vale do Rio Preto

 Para envolver a sociedade na busca de um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Segurança Pública, deu início nesta terça-feira, 23, à Semana Municipal de Educação para o Trânsito 2014. Tendo como tema "Conscientização da prioridade dos portadores de necessidades especiais, idosos e pedestres”, uma exposição de fotografias com vítimas reais de acidentes no trânsito foi montada na Praça Balthasar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Os agentes da GM também realizaram atividades educativas no município vizinho de São José do Vale do Rio Preto.

A mostra ficará exposta até esta sexta-feira, 26 de setembro, das 11h às 17h, quando encerram-se as atividades da Semana de Educação no Trânsito. Este ano, além das fotos, a Secretaria levou uma novidade para a praça: um quadro onde qualquer pessoa pode escrever frases sobre segurança no trânsito. As melhores citações serão selecionadas e utilizadas na próxima campanha, em 2015. Agentes da Guarda Municipal fazem a distribuição de material educativo e orientam a população nas questões do trânsito.

Segundo o secretário da pasta, Marcos Antônio da Luz, a atual gestão tem priorizado ações voltadas para melhorar não só a fluidez do trânsito, mas principalmente para preservar vidas com atividades educativas. “Este tipo de iniciativa tem contribuído para educar a população, além dos mais diversos segmentos sociais da cidade. Investimos em ações impactantes, como as fotos, para conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Fruto deste esforço, a estimativa é de que o número de acidentes no trânsito seja reduzido ao máximo no nosso município”, ressaltou Da Luz.

Para o agente da Guarda Municipal, Michel Santana, que está coordenando as atividades, a campanha serve para sensibilizar a população de que a vida sempre é a parte mais frágil que circula no trânsito. “Dos materiais envolvidos num acidente, o corpo é o mais frágil, por isso a necessidade de promover a reflexão de pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas sobre a realidade do trânsito brasileiro e os perigos que existem”, disse.

Guardas Municipais participam de Mostra de Saúde em São José do Vale do Rio Preto
O trabalho de conscientização sobre Educação no Trânsito também foi realizado pelos guardas municipais da Secretaria M. de Segurança Pública de Teresópolis na cidade de São José do Vale do Rio Preto no último sábado, 20. Os agentes da GM apresentaram uma palestra na I Mostra de Saúde da Família e participaram ainda, em parceria com o Gravit (Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis), de uma simulação de socorro as vítimas de acidente envolvendo motocicleta.

Promovido pela Secretaria de Saúde do município vizinho, na quadra da Estação, o evento teve o objetivo de levar até a população conhecimentos básicos sobre vários assuntos relacionados ao tema.

A palestra dos guardas municipais Santana e De Souza teve como tema ‘O comportamento do pedestre e do condutor no trânsito na contemporaneidade’. “Falamos sobre a importância de respeitar as regras de trânsito e sobre o estresse do cotidiano, que faz com que as pessoas cometam infrações, causando acidentes que muitas vezes são fatais”, ressaltou Santana.

Os agentes também participaram de uma simulação de socorro à vítima de acidente envolvendo motocicleta, em parceria com o Gravit (Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis). Os guardas mostraram como é a atuação deles nestes casos. “Nós isolamos o local do acidente, desviamos o trânsito se necessário, acionamos o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar e aguardamos o término do atendimento das vítimas para liberar o trânsito no local”, explicou Santana.

A programação contou ainda com atividades que abordaram sustentabilidade, agricultura familiar, reciclagem, epidemias de verão, drogas lícitas e ilícitas, saúde bucal, saúde da criança, da mulher, do homem e do Idoso. Roda de capoeira e show com a banda Maria And The Blues também fizeram parte das atividades. ​

População
 “Esse tipo de ação é importante para que todos tenham consciência de que, na maioria das vezes, somos pedestres. As pessoas têm que ser mais cuidadosas e se colocarem no lugar das outras para tentar reduzir essa violência no trânsito”, enfatizou o vendedor Denílson Costa, parabenizando a Prefeitura de Teresópolis pela iniciativa.

O pastor evangélico Waldir Francisco de Paula também destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito. “Acho importante ter uma semana em Teresópolis dedicada à educação no trânsito, porque a gente vê tantos acidentes que acontecem por causa da imprudência e da falta de consciência de algumas pessoas que não respeitam as leis”, comentou.

Para a estudante Camila Gonçalves a ação é válida. “Apesar dos avanços alcançados, como o carro parar para o pedestre atravessar na faixa de segurança, ainda temos que realizar mais campanhas educativas para os motoristas e também para os pedestres, que alguns ainda insistem em desafiar os carros nas travessias”, disse, relatando que atravessa sempre na faixa, mas observando os carros porque alguns motoristas não obedecem.

Texto – Gisele Barreto
Fotos – Vanusa Lima e divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário