sábado, 30 de agosto de 2014

Teresópolis é selecionada em Premiação Nacional de Gestão Educacional Inovadora

Secretário Municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos, recebe a comissão do MEC/Inep



No estado do Rio de Janeiro somente dois municípios estão concorrendo

 Esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Teresópolis recebeu a visita de uma comissão observadora do Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O objetivo foi colher dados sobre o Programa Educação Integrada, criado e implementado em Teresópolis desde outubro de 2011, e que visa repensar a relação do aluno do campo dentro do espaço escolar. Esse programa concorre nacionalmente ao prêmio de Inovação em Gestão Escolar oferecido a cada dois anos pelo MEC. No estado do Rio de Janeiro somente dois municípios foram selecionados.

“Estamos muito felizes com a visita e o reconhecimento do MEC em relação ao nosso trabalho. Quando assumimos a pasta, percorremos as escolas da rede para conhecer seu material humano, suas principais demandas e a própria rede física. A partir da necessidade de se discutir a realidade das escolas localizadas na zona rural de nosso município criamos o programa Educação Integrada”, explica o secretário municipal de Educação, professor Leonardo Vasconcellos.

O Programa Educação Integrada contempla as 33 escolas da área rural do município de Teresópolis e procura um olhar diferenciado para a educação do campo, sob a necessidade de se ressignificar os espaços, considerando os saberes inseridos no chão de cada escola como algo diferente, nem melhor, nem pior, mas multicultural e inclusivo. Assim, através de reuniões, monitorias, oficinas e planejamento, fomenta-se a discussão acerca das questões pedagógicas e filosóficas que permeiam a Educação do Campo.

“É preciso oportunizar aos nossos alunos do interior o direito de ter sua cultura respeitada pelo conhecimento acadêmico transmitido pelas escolas e que com base também neste conhecimento, este estudante possa optar se deseja ou não sair de sua localidade ou se de posse desse conhecimento possa transformar o local onde vive”, analisa a professora Adriana Vital Santana, chefe da Divisão de Educação do Campo.

Prêmio Nacional de Inovação em Gestão Educacional

Instituído em 2006, o prêmio Inovação em Gestão Educacional é concedido, a cada dois anos, aos municípios que obtiveram resultados significativos em qualidade da educação a partir de mudanças na gestão das redes de ensino. A iniciativa é do Ministério da Educação (MEC), sob a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), e dos 79 projetos inscritos em todo o Brasil, Teresópolis está selecionado entre as 18 experiências que recebem a visitação de uma comissão do MEC/Inep.

“Teresópolis está na disputa de uma das dez vagas finalistas. No Estado do Rio de Janeiro somente dois municípios foram selecionados. Estamos concorrendo com grandes centros e até capitais. Mas estar entre os 18 finalistas já representa para nós o reconhecimento de um trabalho sério, ousado e inovador! Parabéns aos professores, às equipes diretivas e a população campesina que sabe valorizar seu equipamento escolar”, comemora a professora Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação da SME.

Serão premiadas até dez experiências das 18 pré-selecionadas para avaliação in loco. Os contemplados receberão placa, certificado de recebimento do prêmio e evento formativo promovido pela comissão organizadora. Segundo o MEC, o prêmio é uma forma de incentivar os gestores a tornar públicas experiências que tenham alcançado resultados concretos nos municípios e contribuído com as metas do Plano Nacional de Educação (PNE).

Texto e fotos: Marcelo Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário