segunda-feira, 14 de abril de 2014

Secretaria de Educação realiza segunda etapa do Projeto MPT na Escola


Com o objetivo de desenvolver um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, a Secretaria Municipal de Educação, cumprindo acordo firmado com o Ministério Público do Trabalho (MPT), promoveu duas reuniões, uma com professores do 4° Ano e outra com responsáveis envolvidos com o Conselho Escolar. Em pauta, a erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente.

“Escolhemos iniciar o trabalho com professores do 4° Ano porque é um segmento do Ensino Fundamental onde os alunos já têm certa maturidade para lidar com o tema, assim como transmitir as questões levantadas aos pais e responsáveis”, explicou Thiago Britto Mota, assessor jurídico da Secretaria de Educação e um dos agentes multiplicadores capacitados pelo MPT.

Entre as ações que serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação durante o projeto, estão distribuir material pedagógico específico sobre o tema, realizar palestras nas escolas, incentivar os alunos a realizarem tarefas escolares sobre os direitos da criança e do adolescente, promover eventos, envolver a comunidade escolar e a sociedade em geral nos programas, ações e projetos de erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalhador adolescente, entre outros.

Para a diretora Sonia Maria de Paula, da Escola Municipal Paes de Barros, na Vila Muqui, o encontro foi bastante instrutivo. “A gente sabe o que é trabalho infantil, mas depois de participarmos dessa reunião passamos a ter uma consciência bem maior de como ele pode prejudicar a criança explorada. Na minha escola, sabemos de alunos que têm este problema e agora fica mais fácil para que possamos intervir nessas situações”, explicou a diretora que participou da reunião promovida no turno da manhã para os professores do 4° Ano.

Durante o encontro para os professores, os participantes assistiram a vídeos, apresentações sobre o tema, participaram de dinâmicas de grupo, receberam a cartilha “Brincar, estudar, viver... Trabalhar só quando crescer”, além do encarte com orientação e roteiro de trabalho. Ainda foi entregue um cronograma do projeto que será desenvolvido nas escolas.

Criando uma rede de proteção
Durante o segundo encontro, pais e responsáveis ligados aos Conselhos Escolares compareceram para também integrarem a rede de agentes responsáveis pelo combate ao trabalho infanto-juvenil em Teresópolis. A diretora do Departamento de Educação, professora Carla Rabello, agradeceu aos presentes e lembrou a importância da participação de todos.

“Precisamos que todos os atores envolvidos na comunidade escolar sirvam como transmissores dessa ideia. O trabalho infantil ainda é realidade no Brasil e a gente entende que isso só vai reduzir ou acabar se conseguirmos conscientizar a sociedade. Nada melhor do que começar essa conscientização nas unidades escolares”, explicou a diretora.

O Projeto é constituído por cinco etapas e será finalizado com a produção e apresentação das tarefas escolares dos alunos na semana do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A ideia é formar uma rede de proteção que inclua toda a comunidade escolar e alertar sobre os prejuízos do trabalho infanto juvenil e sobre a necessidade de proteção da criança e do adolescente contra qualquer tipo de exploração que atrapalhe seu desenvolvimento físico, mental, espiritual, moral ou social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário