sábado, 15 de setembro de 2012

Um programão verde

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), com sua natureza exuberante e vistas de tirar o fôlego, é visitado por milhares de turistas de todo o mundo. No entanto, alguns habitantes de Teresópolis passam a vida sem conhecer a região por simples falta de informação. Graças ao projeto Condutor Voluntário, implantado recentemente pela administração do Parnaso, teresopolitanos e turistas têm a chance de explorar as diversas trilhas do local, auxiliadas por guias gratuitos.
A lista com mais de 20 profissionais pode ser acessada pelo site do parque: http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/
Os dias de passeio podem ser marcados por telefone.
- Nós somos condutores do Parque Nacional e usufruimos financeiramente dessa área, já que tiramos o nosso sustento daqui. Em contrapartida, oferecemos esse serviço gratuito - explica o guia Henrique Silva.
No cardápio, estão as chamadas trilhas da parte baixa, que duram de 40 a 60 minutos e que podem ser feitas por crianças e idosos. Uma delas, a Suspensa, pode ser percorrida por cadeirantes. O caminho é plano e foi construído por cima de uma tubulação antiga.
Trilhas
CARTÃO-POSTAL Dura 40 minutos e oferece uma vista espetacular para o Dedo de Deus.
MOZART CATÃO A trilha dura uma hora. A vista é voltada para Teresópolis.
TRILHA DA PRIMAVERA É a mais curta, com duração de cerca de 20 minutos. O visitante pode ver diversos tipos de árvores e palmitais.
TRILHA SUSPENSA A Trilha Suspensa, que passa pela nascente do Rio Paquequer, dura 40 minutos. O caminho foi construído em cima de uma antiga tubulação e pode ser percorrido também por cadeirantes.

 Por Natasha Mazzacaro/ Agência O Globo/ Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário