sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Termina a greve de professores da Uerj

Os professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) decidiram encerrar a greve após assembleia na tarde nesta sexta-feira. Os docentes apontaram como indicativo de retorno às aulas o dia 24 de setembro, mas a decisão final quanto ao calendário acadêmico caberá ao Conselho Superior de Ensino Pesquisa, Ensino e Extensão (Csepe) da Universidade. O orgão se reunirá na próxima segunda pela manhã.
                                     Professores da Uerj votam pelo fim da greve | Foto: Divulgação

 Segundo os professores, a apresentação do  PL para implantar o regime de Dedicação Exclusiva foi decisivo para o encerramento da paralisação. "A proposta do governo tem muitos problemas, mas agora a nossa luta para modificá-la ocorre dentro da Alerj", analisa Guilherme Mota, presidente da Associação de Docentes da Uerj (Asduerj). "Já houve 90 emendas à proposta inicial e há a previsão de que ela seja votada na próxima semana", acrescentou.
Os professores da Uerj exigem que todos os docentes possam aderir à DE e que ela seja implantada em 2013, e não em 2015 como é desejo do governo. A assembleia decidiu ainda pela constituição de um fundo de solidariedade aos professores contratados. "Eles são 900 professores e representam 1/3 da força de trabalho da universidade. Há dois meses, que estes nossos colegas não recebem salários", criticou Mota, afirmando que há a dotação orçamentária para o pagamento destes professores.

Fonte: O Dia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário