sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Temporal provoca desabamentos e deixa desabrigados na região dos Lagos

Número de desabrigados é estimado em 150 em Cabo Frio e Araruama

Após a chuva que atingiu o Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (21), o Centro Estadual de Administração de Desastres emitiu alertas para moradores de áreas de risco de deslizamento de quatro municípios da região serrana. Ao todo, líderes de 80 comunidades dos municípios de Petropólis, Teresópoils, Nova Friburgo e Bom Jardim receberam avisos por mensagem de celular.
Além disso, o Sistema de Alerta de Cheias, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), colocou rios da região serrana e da Baixada Fluminense em estágio de atenção. Segundo o instituto, a situação é preocupante em Petrópolis e Teresópolis, na região serrana. Os outros municípios listados pelo órgão ficam na baixada. São eles: Nilópolis, São João de Meriti, Mesquita, Belford Roxo, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Às 15h, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informou que o município entrou em estágio de atenção devido à chuva na cidade. A previsão é de que o tempo permaneça chuvoso durante a noite em toda a cidade.



Uma tempestade atingiu a Região dos Lagos no fim da tarde desta sexta-feira (21). Em Araruama, houve desabamento parcial de sete casas em diferentes bairros. Ainda não há notícias sobre feridos.
A Defesa Civil do município de Cabo Frio ainda não divulgou balanço do número de imóveis afetados com o temporal mas, há pouco, anunciou que até o momento existem 48 pessoas entre desabrigados e desalojados.
O vento forte , segundo a Defesa Civil ultrapassou os 55 quilômetros por hora e, junto com a chuva, arrastou o trailer da Polícia Militar no Centro. Todas as árvores da principal praça da cidade, a Praça Porto da Rocha, foram arrancadas.
Um caminhão tombou na Marina de Cabo Frio. A JSL, operadora logística responsável pelo veículo, informou que o motorista e o ajudante não estavam no veículo no momento do incidente e ninguém ficou ferido. Uma equipe da companhia está se dirigindo ao local para providenciar a retirada do caminhão, que será realizada logo que a chuva amenizar.
40 desabrigados e sete desalojados em Araruama
Em Araruama, hၠregistros de quedas de árvores em vários bairros e destelhamento de casas. O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Carlos Alexandre, informou à equipe do G1que 40 pessoas estão desabrigadas e 7 desalojadas no município. Também segundo a Defesa Civil, sete casas sofreram desabamentos parciais em bairros distintos do município.
A dificuldade de comunicação entre as equipes da Defesa Civil e Bombeiros neste momento dificulta a apuração exata dos locais onde aconteceram os incidentes.
As secretarias de ação social e saúde já estão preprando abrigo na Escola Municipal André Gomes dos Santos, no bairro Areal, para todos que não conseguirem retornar para suas casas.

O forte temporal atingiu também as cidades de Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Búzios.
Postes arrancados em São Pedro da Aldeia
No município de São Pedro da Aldeia, o temporal arrancou postes de energia elétrica e árvores. Muitos moradores deixaram suas casas com medo de desabamentos. Alguns entraram em pânico. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão no loca
.

Sete desalojados em Arraial do Cabo

Segundo informações da Defesa Civil do município de Arraial do Cabo, sete pessoas estão desalojadas até o momento. Várias casas foram destelhadas, mas não há infromações sobre feridos.

R7 e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário