segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sol e Chocoserra fazem subir taxa de ocupação de hotéis de Teresópolis


Trinta e cinco mil pessoas estiveram na Feirinha
 Um fim de semana com muito sol, fez com que milhares de turistas subissem a serra e elevassem a taxa de ocupação para alguma coisa em torno de 90% na rede hoteleira de Teresópolis. Hóspedes que os funcionários dos hotéis gostam de chamar de fidelizados ocuparam 70%, em média, os apartamentos, bangalôs e chalés. Os restantes 30% fazem parte da nova classe média para quem esse tipo de lazer começou não faz muito tempo.


“São pessoas maravilhosas que vem para experimentar e acabam voltando”, explica Célia Regina da Silva Branco, gerente do Toca Terê, hotel localizado do bairro do Ingá. São hóspedes que conversam com os funcionários e ficam muito felizes com qualquer algo a mais que o hotel ofereça”, diz


“Mas são também hóspedes que sabem o que querem e vem em busca de preço. Nós fizemos uma promoção que baixou os custos da hospedagem entre 59% e 71%no feriadão. A vantagem é que fazendo promoção o cliente acaba fidelizado”, explica. O Toca Terê recebe hóspedes em bangalôs e chalé no meio da mata, entre pequenos riachos e cachoeiras, tudo para quem aprecia a proximidade da natureza.


No hotel Alpina, geralmente mais utilizado para convenções de empresas e encontros de executivos, o feriado foi de 100% de ocupação. Segundo Kelly Couto 70% foram de hóspedes fidelizados e 30% de novos. “São os membros de uma nova classe média que está ganhando dinheiro e busca novas formas de lazer”, lembra. O hotel oferece passeios em áreas verdes, happy hour, música ao vivo e recreação para crianças e adultos.


Já no Rosa dos Ventos os números se invertem. No feriadão de 7 de setembro, os hospedes assíduos foram apenas 20%, enquanto os novos chegaram a 80%. Segundo Graziela Gaspar de Moura D’Azevedo esses números são considerados normais pela direção do Rosa dos Ventos e se invertem em outros feriados como o carnaval.


Noventa por cento de ocupação é o número registrado também pela secretaria municipal de Turismo que destaca a realização do festival de chocolate como um atrativo a mais no feriadão. Segundo Leonardo Rodrigues de Carvalho, proprietário de Chocolataria Bom Bom. "Eventos como o Chocoserra geram um fluxo turístico com alto poder de compra para a cidade”.
Flávio Gueiros e Leonardo Rodrigues de Carvalho
                             
O secretário de Turismo Flávio Gueiros comemorou a alta ocupação: “O sucesso do Chocoserra demonstra que a parceria com a iniciativa privada é extremamente positiva para o município. Já que não era prevista uma ocupação tão alta para este feriado sem o festival”, diz.


“Apesar do pouco tempo que tivemos para divulgação, conseguimos mobilizar agentes de viagem que incluíram o evento em suas excursões e impulsionaram as reservas de última hora. Vamos estender essa parceria a outros eventos e ainda este ano teremos grandes surpresas para o turismo em Teresópolis”.


Cerca de 35.mil pessoas passaram pela Feirinha de Teresópolis, segundo cálculo da secretaria municipal de Turismo, número considerado normal para os feriados prolongados. As barracas ficaram abertas de sexta a domingo.


Texto: José Attico
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário