quarta-feira, 19 de setembro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE ANUNCIA PROJETO DE CIRURGIAS OFTALMOLÓGICAS NO ESTADO

  Programa Visão em Movimento levará equipes de oftalmologistas      para todo o estado

O secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou nesta segunda-feira (17/9) a criação de projeto que ajudará a reduzir o tempo de espera por cirurgias oftalmológicas. É o Visão em Movimento, que levará de forma itinerante equipes de oftalmologistas, que além de avaliações, também realizarão cirurgias desta especialidade nos moradores das várias regiões do estado.
- A fila de espera para cirurgias oftalmológicas é grande e formada principalmente por idosos que possuem catarata. Para reduzir o tempo de espera nesta fila, chegaremos às cidades e faremos atendimento e cirurgias em regime de mutirão, utilizando a forte estrutura que temos de Hospital de Campanha. O projeto se assemelha ao serviço de tomografia móvel, que já atende os 92 municípios do estado, e que acabou com a fila de espera para exames de imagem - explicou o secretário.

Mutirão de cirurgia ortopédica
O Hospital Estadual de Traumato e Ortopedia Dona Lindu (HTODL), em Paraíba do Sul, será a unidade do Governo do Estado do Rio que participará do mutirão nacional de cirurgias ortopédicas, que tem o objetivo de reduzir as filas de espera por esse tipo de procedimento. Em todo o Brasil, o grande esforço será de 17 a 21 de setembro. No Dona Lindu, de 15 a 23, possibilitando que mais de 100 pacientes sejam submetidos a procedimentos de média e alta complexidades, em ombro, joelho, mão, coluna, pé e quadril. Só no último fim de semana, os médicos do HTODL já operaram 15 pacientes.
Especialista em cirurgias ortopédicas de quadril, o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes, fará parte do time que mudará a vida dos pacientes que aguardam as intervenções. Dentre as pessoas que podem ser operados pelo secretário estadual, estão moradores de Maricá, Resende, Mendes, Nova Friburgo, Cabo Frio.
- São moradores de todo o estado que serão beneficiados pelo mutirão. Pessoas que já estão pré-inscritas, pessoas que estavam aguardando na fila. O Hospital Dona Lindu, um hospital estadual, iniciou as suas atividades há dois anos. Realizamos cirurgias ortopédicas de alta complexidade já visando esse grande problema que é a fila. E hoje, esse hospital já está em segundo lugar no Brasil no número de cirurgias ortopédicas de alta complexidade. E é o hospital que mais vai realizar cirurgias no mutirão nacional, dentro de todos os hospitais que vão participar - disse Côrtes.

Governo do Estado do RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário