sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Rio lança mapa cicloviário para o Dia Mundial Sem Carro



Véspera do Dia Mundial Sem Carro, a Prefeitura do Rio de Janeiro lançou nesta sexta-feira o mapa cicloviário da cidade. Focado na zona sul, centro, Tijuca, Maracanã e São Conrado, ele mostra rotas com ciclovias e ciclofaixas, ruas mais tranquilas para pedalar em áreas sem ciclovias, oficinas de bicicleta, bicletários públicos entre outros pontos. O documento traz, ainda, orientações sobre o uso correto da bicicleta nos meios de transporte público da cidade.
O secretário de Meio Ambiente Altamirando Moraes reconhece que o sistema tem falhas como a falta de interligação ou sinalização precária, mas acredita que a cidade está no caminho certo. "Há três anos o Rio não era nada amigável para a bicicleta e hoje estamos em 18° no ranking Copenhagenize (que lista as melhores cidades do mundo para andar de bicicleta) à frente de cidades como Viena e Nova York. Estamos começando a mudança de hábito".
Segundo ele, são feitas entre 700 mil e 1 milhão de viagens de bicicleta diariamente na cidade e o mais importante é mudar a cultura da população. "Copenhague levou 40 anos para construir o que construiu hoje", afirmou. "É preciso ganhar a população não apenas para o uso da bicicleta, mas para o uso racional do carro e do transporte coletivo".
Para o ciclista e fundador do movimento "Respeite, um carro a menos", Fred Sampaio, que foi ao lançamento de bike ao lado de sua cachorrinha Luna, a questão principal é que a bicicleta seja reconhecida e respeitada como meio de transporte. "Temos muito o que melhorar, principalmente no que diz respeito às interligações. O importante é criar a cultura da mobilidade sustentável, que entenda que um transporte mais harmonioso é melhor para toda a cidade".
O mapa está disponível no site da prefeitura e em postos da Riotur, hotéis e aeroportos.

Terra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário