domingo, 9 de setembro de 2012

População prestigia desfile cívico que coloriu de verde e amarelo o Parque Regadas


A população compareceu para celebrar os 190 anos da Independência do Brasil, comemorados durante o tradicional desfile organizado pela Secretaria Municipal de Educação. Realizada na manhã desta sexta-feira, 7 de setembro, no Parque Regadas, centro da cidade, a parada cívica reuniu cerca de dois mil estudantes e professores de 16 creches, dois centros de educação infantil, um centro de referência de educação infantil e alfabetização, 68 escolas municipais e de seis escolas estaduais.
                    





Com alegria e agitando pompons, fitas e balões verde e amarelo e nas cores da Bandeira Nacional, crianças e adolescentes levaram para a avenida o verdadeiro significado da Liberdade, conquista assegurada através do conhecimento adquirido pela educação.

“Várias ocasiões aconteceram da história que vêm rememorizar a independência, como o voto da mulher, a abolição da escravatura, a democracia, a vitória do povo. Todas essas lembranças históricas que remetem à independência do povo nós relembramos no desfile”, disse o secretário municipal de Educação, Leonardo Vasconcellos. “Falamos da independência usando as cores da Bandeira Nacional, com ênfase na cidadania e na disciplina para atingirmos nossos objetivos”, completou Carla Rabello, diretora do Departamento de Educação.

A apresentação dos estudantes foi acompanhada por bandas escolares e seguida por funcionários e alunos dos cursos de balé da Secretaria de Cultura, das escolinhas e projetos da Secretaria de Esportes e Lazer, da Educação de Jovens e Adultos e da Escola SESI em Teresópolis, bem como representantes do Clube dos Desbravadores Águia Serrana, programa organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O Colégio Estadual Euclydes da Cunha comemorou o seu centenário de fundação durante o desfile cívico, levando para a avenida a banda escolar e um pelotão formado por alunos e professores.

As bandas escolares encantaram o público durante o tradicional desfile de 7 de Setembro. Da rede municipal de ensino desfilaram as bandas das escolas Cedal, Cerom, Sakurá, Beatriz Silva, Manoel Medeiros, Mariana Leite Guimarães, Belkis Frony Morgado, Neidy Angélica e Helena de Paula Tavares; e da rede estadual, as bandas dos colégios Euclydes da Cunha, Fany Niskier, Ciep Amaury Amaral dos Santos, Higino da Silveira, Lions Clube e do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi.

Também desfilaram, com equipamentos e veículos, a brigada de combate a incêndios florestais do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, jovens de formação da reserva do Tiro de Guerra e Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros se apresentou junto com os Bombeiros Mirins das escolas municipais Sizenando Tayt-Sohn, de Mottas, e Monsenhor Mario do Carmo Bennassi, de Vieira, no 3º Distrito. Encerraram o desfile cívico as equipes da Guarda Municipal e da Defesa Civil, junto com os voluntários que integram os NUDECs - Núcleos Comunitários de Defesa Civil implantados no município.


Texto: Silvia Pimentel
Fotos: Marco Esteves

Nenhum comentário:

Postar um comentário