quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Municípios do estado do Rio são mapeados pela Defesa Civil


Deslizamentos de terra são os riscos mais frequentes.Mapa foi selecionado como uma das melhores experiências de prevenção.
                           
A Defesa Civil Estadual fez um mapeamento das principais ameaças naturais dos 92 municípios do Rio de Janeiro. O deslizamento de terra foi apontado como o perigo mais frequente. Na Região Serrana, o estudo vai servir como base para ações de prevenção.
O trabalho é inédito no país e aponta os cinco principais riscos de cada um dos municípios fluminenses. São 19 tipos de risco, entre eles o de exurrada, alagamento e incendio em vegetação. Mas os deslizamentos de encostas são o maior perigo. Eles representam quase 20% da soma de todas as ameaças apontadas. A Serra acompanha os números do estado. Em primeiro lugar, está o risco de escorregamentos, em segundo, os alagamentos e, em terceiro, as exurradas.
Nas Regiões Norte e Noroeste, os alagamentos ocupam lugar de destaque na lista, a estiagem vem em seguida e por último, os deslizamentos. Na Baixada Litorânea, os alagamentos também estão em primeiro lugar, logo depois vem os incêndios lorestais e por fim, os alagamentos.
A Defesa Civil de Nova Friburgo concorda com o resultado. O deslizamento de terra é o maior fator de risco no município. No bairro São Geraldo, as marcas das quedas de barreiras que atingiram várias casas durante a chuva em janeiro de 2011 ainda estão presentes. Mais de trinta pessoas morreram. O estudo pode colaborar para promover ações de prevenção nessas áreas. O mapa foi selecionado pela ONU como uma das melhores experiências de prevenção de desastres naturais nas américas.

G1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário