segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Japeri oferece 40 vagas em curso do Pronatec


A prefeitura de Japeri firmou parceria com os governos estadual e federal para implantação de cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. O primeiro curso a ser oferecido é o de Auxiliar de Eletricista. O período de pré-inscrição já está aberto, e se estenderá até 21 de setembro. A cidade é uma das primeiras da Baixada Fluminense a firmar este tipo de convênio em municípios onde não há unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiras no programa.

No total são 40 vagas. Podem se inscrever alunos matriculados no ensino fundamental da rede municipal, das turmas regulares e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A faixa etária para o curso é de 16 a 59 anos.

O curso será oferecido através de parceria entre as secretarias municipais de Assistência Social e Trabalho (Semast) e Educação e Cultura (Semec). As inscrições podem ser feitas no site www.semecjaperi.rj.gov.br ou em um dos seis Centros de Referência em Assistência Social (Cras) do município.

A pré-inscrição não garante a vaga no curso. O candidato passará por um processo classificatório de acordo com o desempenho no 1º semestre de 2012, com base na frequência, conceito e participação. A divulgação do resultado e o calendário de matrícula serão publicados no site da Semec no dia 24 de setembro.

O estudante classificado deverá comparecer ao Senai de Nova Iguaçu para efetuar a matrícula. É necessário levar original e cópia da certidão de nascimento; da carteira de identidade; do título de eleitor e do CPF (inclusive para menores de 18 anos); dois retratos 3x4; certificado de reservista ou de alistamento militar (maiores de 18 anos do sexo masculino); e declaração da unidade escolar comprovando a série. Os menores de idade deverão ir acompanhados do responsável.
O curso, com duração de aproximadamente dois meses, terá início no dia 8 de outubro. As aulas acontecerão na Escola Municipal Professora Etiene de Souza Oliveira, no bairro São Jorge, em dois horários, das 13h às 17h e das 18h às 22h. Os alunos ganharão vales alimentação e transporte, uniforme e materiais didáticos.
Novos cursos do Pronatec em breve
Através de convênio firmado com o Senai, a prefeitura de Japeri oferecerá, em breve, os cursos de operador de computador, eletricista de automóveis, mecânico de manutenção de motores e instalador e reparador de linhas telefônicas. As vagas serão destinadas a alunos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.
A prefeitura também está fechando convênio com o Senac, através do Pronatec, para oferecer cursos para os demais moradores. Haverá cursos de formação inicial e continuada (para pessoas com ou sem o ensino fundamental) e de qualificação técnica (para quem esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio).

Baixada Fácil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário