segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Faetec oferece mais de 4 mil vagas em cursos profissionalizantes na Baixada

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, abriu, nesta segunda (10), 15.753 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional. Dessas, 4.164 são para a Baixada Fluminense, em diversos municípios.

As oportunidades são para os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) de: Belford Roxo (48 vagas), São João de Meriti (180), Olavo Bilac (290), Parque Muísa (320) e Saracuruna (180); e para os Centros de Educação Tecnológica e Profissionalizante (Ceteps): Duque de Caxias (645), Vila Rosário (174), Xerém (286), Guapimirim (120), Nilópolis (680), Parque Caçula (330), Belford Roxo (60) e Queimados (240), além da Escola Técnica Estadual Imbariê (40) e o Trem Escola (160), na Estação de Nilópolis.
A oferta nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que segue somente até o dia 24 deste mês, é para pessoas que desejam inserção, atualização e buscam boas chances no mercado de trabalho. Há oportunidades em cursos na área de Beleza, Informática e Serviços, entre outras.
O destaque dessa seleção é o curso de Instalador de Sistemas de Aquecimento Solar, que é o primeiro da Rede e é voltado para alunos com formação no curso de Encanador Instalador Predial (antigo Bombeiro Hidráulico). Serão abertas 80 vagas no CVT Parque Muísa, localizado em Duque de Caxias, e outras 80 nas instalações do CVT Correios, em Benfica.

A ideia surgiu com a necessidade de uma formação de mão de obra especializada para atender as exigências de instalações e manutenção das casas do programa do Governo Federal ‘Minha Casa Minha Vida’, que prevê a construção de 1 milhão de moradias para famílias que possuem renda de até dez salários mínimos. Os alunos aprenderão sobre a importância da utilização de energia limpa e conceitos de educação ambiental e cidadania.
O presidente da Fundação, Elder Lugon, destaca que as oportunidades oferecidas pela Faetec são um reforço para o atual momento do Rio de Janeiro, que está em pleno crescimento econômico. “A necessidade de mão de obra em diversas áreas faz com que o trabalho da Fundação, através do ensino de qualidade e da ampliação de novas oportunidades, mude a vida de milhares de pessoas, que passam a ter melhores perspectivas de emprego e renda. Quando viabilizamos esse ingresso no mercado de trabalho, contribuímos para o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio” , afirma ele.
As inscrições também são gratuitas e serão realizadas somente no site da Rede em: www.faetec.rj.gov.br, no link Inscrições para os cursos FIC de Qualificação Profissional. Desta vez, os interessados poderão escolher até três cursos diferentes por CPF. Quem não tiver acesso à internet poderá procurar uma das 89 unidades da Faetec Digital distribuídas em todo o Estado e contar com o auxílio dos monitores da Fundação.

O sorteio público das vagas será feito em 25 de setembro, a partir das 10 horas, e a listagem completa publicada no site, logo no dia seguinte (26). Após a publicação, os candidatos sorteados terão até o dia 2 de outubro para efetivar a matrícula. Restando vagas, a Faetec chamará outros inscritos na lista de espera, entre os dias 6 e 10 do mesmo mês. As aulas começarão no dia 16. Outras informações sobre os cursos e em quais unidades os candidatos poderão cursá-los podem ser obtidas no site ou pela Central de Atendimento da Rede, no telefone: (21) 2332-4085.

Nenhum comentário:

Postar um comentário