terça-feira, 18 de setembro de 2012

ESTADO LANÇA NOVO PROGRAMA PARA O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS

Novas medidas entrarão em vigor a partir do início do próximo ano letivo


 A Secretaria de Educação, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), está lançando uma nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação tem como objetivo promover a inserção de jovens e adultos, de 18 anos ou mais, no mercado de trabalho, utilizando conteúdo mais atrativo para os estudantes.
A medida entrará em vigor em 2013 e o Ensino Médio poderá ser concluído em dois anos. No novo programa, os alunos terão aulas das 18h50m até as 22h. O curso será dividido em quatro módulos e serão intercalados durante todo o Ensino Médio. Cada um terá a duração de um semestre.
A frequência e participação do aluno serão fundamentais, pois o processo de construção do conhecimento é coletivo. A avaliação acontece em todas as atividades desenvolvidas no cotidiano da sala de aula e atividades externas.

Atualmente, a EJA é oferecido para 346 escolas, beneficiando 56 mil estudantes. Em 2013, mais 157 unidades escolares receberão o programa. Ao todo, 503 escolas da rede estadual irão oferecer o novo método de ensino. A expectativa é que, ao final de 2014, 150 mil alunos tenham participado do programa.
Em 2014, o novo programa também será estendido ao Ensino Fundamental. Segundo o subsecretário de Gestão do Ensino, Antônio Vieira Neto, as novas mudanças são importantes para atrair os alunos.
- Teremos um conteúdo de qualidade para esta modalidade de ensino. Este curso é específico para estudantes que já repetiram vários anos ou estão há muito tempo sem estudar. Com o novo horário, os alunos terão mais facilidade para chegar ao colégio. Isso tornará o curso mais atraente – explicou o subsecretário.
Será desenvolvido um material didático específico para os estudantes. Os professores que quiserem participar do programa deverão se inscrever pelo site da Seeduc. Todos os docentes receberão um treinamento para participar do programa.
As inscrições serão realizadas pelo site ‘Matrícula Fácil’ (www.matriculafacil.rj.gov.br), no período de 15 de outubro a 30 de novembro – mesmo período de matrícula para o 6º ano do Ensino Fundamental, 1ª série do Ensino Médio e Projeto Autonomia / ensinos Fundamental e Médio. Todos os alunos matriculados para a EJA devem ter idade igual ou superior a 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário