domingo, 9 de setembro de 2012

Espetáculo do GLOBO festeja os 40 anos do Aquarius


                 
Por enquanto, o som que se ouve é o da movimentação dos cerca de 60 operários que trabalham desde o início da semana nas areias da Praia de Copacabana, em frente ao Hotel Copacabana Palace, para erguer a gigantesca estrutura de 70 metros de largura, 22 metros de profundidade e até 20 metros de altura. Sobre ela, será montado o projeto cenográfico que Abel Gomes idealizou para - através de efeitos luminosos - criar a atmosfera perfeita entre o público e o melhor da música clássica brasileira. Para comemorar os 40 anos do Projeto Aquarius, o maestro Roberto Minczuk e a Orquestra Sinfônica Brasileira sobem ao palco, às 20h do próximo sábado, dia 15, para tocar, numa apresentação histórica, composições de Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone.
                   
                                 
Realizado pelo GLOBO, com apresentação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e parceria institucional da Fundação OSB, o projeto chega à sua 40ª edição mantendo o ideal de democratização da cultura erudita por meio da música ao ar livre. O espetáculo contará ainda com as vozes do Coro Sinfônico do Rio de Janeiro e do Coro de Crianças da OSB e dos solistas, regidos pelo maestro Júlio Moretzsohn, e terá a participação especial da bailarina Ana Botafogo, à frente da Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro e dos alunos da Escola de Dança Maria Olenewa.
           No repertório, Villa-Lobos
A direção artística será de Carla Camurati, diretora do Teatro Municipal. A apresentação do evento será feita pelo jornalista Pedro Bial.
- O projeto é fundamental para o Brasil. Ele é pioneiro e democratiza a música de concerto. Este ano será uma oportunidade especial. Propositalmente, só foram escolhidos compositores brasileiros e músicas que o público conhece bem. Será emocionante voltar à praia trazendo esse repertório que é lindo e é nosso. Minha expectativa é que será um dia histórico para esse projeto que é muito querido do público carioca e fundamental, porque alcança o Brasil disseminando a música - disse Roberto Minczuk, que participa do Aquarius pela terceira vez.
Segundo ele, no repertório, estão obras conhecidas como "O Garatuja", de Alberto Nepomuceno, e "Bachianas Brasileiras", de Villa-Lobos.
O cenógrafo Abel Gomes também está comemorando 40 anos criando cenários para o projeto:
- É um grande orgulho, uma enorme emoção. E para este ano idealizamos um cenário muito diferente dos outros. Serão três palcos, dois deles para o balé. O teto do palco, na verdade, é uma rampa onde fica um outro palco, como se os bailarinos estivessem dançando no telhado. Além disso, as telas LED refletirão movimentos que integrarão o público com o espetáculo. Vai ser emocionante - diz o cenógrafo.
                           
Apesar de estreante no Aquarius, Carla Camurati conta que sempre acompanhou o projeto:
- Foi uma emoção receber o convite para fazer a direção artística da edição que festeja os 40 anos do Aquarius, porque, desde os meus dez anos de idade, minha mãe me levava para a Quinta da Boa Vista para assistir aos concertos - diz a diretora do Municipal.
           Yahoo notícias/ Fotos: Wilson Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário