quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos


Com o objetivo de despertar a população para a importância de ser um doador, a Câmara do Rio, promoveu nesta quinta-feira (27/09) a campanha do Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, com faixas e distribuição de folhetos informativos. A iniciativa do vereador Dr. Edison da Creatinina (PV).

Atualmente o número de doadores de órgãos no Brasil cresce a cada dia e, bem como, o índice de transplantes realizados no país, que possui uma das maiores políticas de transplantes do mundo porque para ser doador no Brasil, não há necessidade de deixar nada por escrito porque a doação é feita mediante autorização dos familiares.

Qualquer pessoa pode ser doador, desde que não prejudique sua saúde. Em caso de doadores falecidos, que sofreram morte encefálica, traumatismo craniano ou AVC, todos os órgãos, córnea, veias, ossos e tendões podem ser aproveitados.


De acordo com o Programa Estadual de Transplantes (PET), houve um aumento real de doações, mas ainda está faltando maior transparência por parte do sistema de saúde, para que todos os envolvidos tenham certeza de que os órgãos e tecidos a serem doados estejam realmente sendo aproveitados e encaminhados a pacientes que estão na lista de espera. "A decisão da doação tem que ser espontânea, não pode ser motivada por nenhuma questão social ou econômica", lembrou o Dr. Edison da Creatinina.
Câmara Municipal RJ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário