quinta-feira, 20 de setembro de 2012

DEPUTADO DEFENDE OBRAS PARA ACESSIBILIDADE NAS BARCAS



Presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que acompanha a auditoria nas barcas, o deputado Gilberto Palmares (PT) conferiu as dificuldades encontradas por cadeirantes nos acessos às estações Araribóia e Praça XV, durante vistoria realizada nesta quarta-feira (19/09). O parlamentar, que foi acompanhado pelo presidente da CCR, empresa que assumiu recentemente o controle das barcas, Márcio Roberto Moraes Silva, visitou as obras de ampliação na estação de Niterói e disse que o momento deve ser aproveitado para as melhorias necessárias para garantir a acessibilidade. "É um momento propício para isto, que não pode ser desperdiçado", garantiu.

Luiz Cláudio Pontes, usuário frequente do transporte aquaviário e portador de deficiência física, acopanhou o grupo no trajeto e mostrou quais são suas dificuldades, como cadeirante, nos acessos à embarcação. "Sou usuário das barcas e sei que por onde passa todo mundo, nem sempre passa uma cadeira de rodas", disse Luiz Cláudio. Palmares sugeriu adaptações que facilitem o acesso de pessoas portadoras de deficiência e com mobilidade reduzida, de acordo com o que exige a lei 6.138/11, que regulamenta o funcionamento das barcas.

A CCR deu início às obras de ampliação da estação Arariboia, em Niterói, na última segunda-feira. Palmares alertou, durante a visita, para a necessidade de preparar os tripulantes para receber os passageiros com necessidades especiais: "É importante que haja um treinamento da tripulação para que possam ajudar na principal dificuldade do cadeirante, que é a hora do embarque e do desembarque". O presidente da CCR garantiu que a empresa está tomando as providências para resolver os problemas apontados. "Nós estamos desenvolvendo um projeto de melhoria da estação em Niterói e faremos as correções para dar mais conforto e autonomia ao cadeirante. Estamos recuperando a estrutura já existente e vamos mais do que dobrar a capacidade da estação Arariboia, que será climatizada. Teremos condições bem melhores do que as que temos hoje", afirmou Márcio Roberto Moraes Silva.

Segundo o petista, as conclusões da visita constarão no relatório da comissão, para que possam ser feitas as devidas cobranças. "A nossa medida foi trazer uma pessoa que enfrente esses problemas. Esse evento foi importante, anotamos as nossas observações, vamos colocar tudo no relatório da comissão e seguir fiscalizando", disse o presidente do colegiado.
Texto: Bárbara Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário