sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Aberto o II Festival de Cinema Euclydes da Cunha


Programação vai até sábado, na Casa de Cultura Adolpho Bloch

Teve início na noite da última quarta-feira, dia 12, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o II Festival de Cinema Euclydes da Cunha. Organizado pelo Colégio Estadual Euclydes da Cunha, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o evento vai até este sábado, dia 15, com uma série de atividades, a partir das 19h, incluindo apresentações de música, dança, palestras e vídeos. Tudo com entrada franca.



Na abertura oficial, o diretor geral do colégio, José Nildo Amorim, falou sobre o evento. "No centenário do Colégio Estadual Euclydes da Cunha, nós estamos resgatando também um pouco da história de Teresópolis, que já foi conhecida como a capital do cinema nacional, graças ao Festival de Cinema que acontecia aqui. Esse festival que acontece hoje recorda um pouco dessa época glamourosa de nossa cidade", disse.



A noite de estreia, que foi prestigiada pelo Subsecretário de Cultura, Ayrton Rebello, contou ainda com a exibição do vídeo Caminhos Euclidianos, que trata da tragédia de 12 de janeiro de 2011 e foi produzido pelos próprios alunos da escola, dentro do projeto 'Cinema na Escola'. Além disso, foram realizadas apresentações musicais com Stelly Branco e o músico Marcos André. Isto sem contar a parte principal da programação: a exibição dos dois primeiros vídeos selecionados para concorrer ao festival – Poemas de um adolescente qualquer (Colégio Estadual Euclydes da Cunha) e Presença (Escola Ginda Bloch).



Até sábado, outros cinco vídeos serão apresentados, todos produzidos em Teresópolis por alunos de escolas públicas do município. Os trabalhos participantes estão sendo avaliados criteriosamente durante o festival e, na noite de sábado, serão premiados nas seguintes categorias: vídeo de ficção; vídeo documentário; vídeo animação; direção; ator; atriz; figurino; roteiro; edição, som e imagem; e canção original.



“Uma excelente iniciativa, que estimula a produção cultural, revela talentos e incentiva os jovens por meio de atividades interessantes e saudáveis. Alunos e organizadores merecem os parabéns”, comenta o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho.



Confira a programação:



Quinta-feira - 13/09

19h - Apresentação de dança com Diego Dias

19h30 - Palestra: Juventude e arte para qualquer parte – Marcos Tristão

20h - Apresentação dos vídeos selecionados para o Festival

21h - Momento Musical: Banda Colobe (Brad)



Sexta-feira - 14/09

19h - Palestra: A magia do cinema – Natache Medina

19h40 - Apresentação dos vídeos selecionados para o Festival

21h - Momento musical: Banda Seu John (The Beatles)



Sábado - 15/09

19h - Exibição do filme 100 anos

19h40 - Palavra da direção do Colégio Euclydes da Cunha

20h - Entrega dos prêmios

21h - Robson Martins e a Oficina do Som



Texto: Geórgia Jahara

Nenhum comentário:

Postar um comentário